Veja como o Reino Unido planeja fechar o vácuo regulatório nas criptomoedas
Os legisladores do Reino Unido parecem estar acelerando os esforços para resolver problemas de criptomoedas, mas como as recentes renúncias afetariam as coisas?
O Reino Unido está se preparando para fechar o vácuo regulatório presente no mercado de ativos digitais. O recente crash só fortaleceu a determinação dos legisladores. Como tal, o Comitê de Política Financeira do Banco da Inglaterra destacou a necessidade de estruturas regulatórias e de aplicação da lei aprimoradas no setor.
Estrutura regulatória aprimorada
Em seu último relatório, o comitê disse que, embora o crescimento de criptoativos e seus mercados e serviços associados não representem uma ameaça imediata ao sistema financeiro do Reino Unido, a classe de ativos tem potencial para fazê-lo no futuro.
As avaliações dos criptoativos caíram acentuadamente. A capitalização de mercado de criptoativos caiu para US$ 900 bilhões, de um pico de quase US$ 3 trilhões no final de 2021. Várias vulnerabilidades foram expostas nos mercados de criptoativos semelhantes às expostas por episódios anteriores de instabilidade em partes mais tradicionais do mercado. sistema financeiro.
Os eventos recentes no mercado de criptomoedas, como a crise de liquidez e as posições alavancadas sendo revertidas, amplificaram as quedas de preços. E embora a FPC tenha observado que, se esses problemas não forem atendidos, isso poderá levar ao surgimento de riscos sistêmicos à medida que a criptografia se integrar ao sistema financeiro mais amplo.
Stablecoin é uma das questões importantes no mercado de criptomoedas que os reguladores desejam estabelecer disposições importantes. O FPC já declarou que esses tokens usados como instrumentos semelhantes a dinheiro na cadeia de pagamento sistêmica devem atender aos padrões necessários para dinheiro de banco comercial sobre a “estabilidade de valor, a robustez da reivindicação legal e a capacidade de resgatar ao par em fiat.”
O principal regulador do Reino Unido, Financial Conduct Authority, disse que investigará o colapso da Terra enquanto desenvolve novas regras para a classe de ativos. Embora pareça que os regulamentos podem ter ficado em segundo plano com a invasão russa da Ucrânia no início do ano, o subsequente colapso do mercado e seus efeitos em cascata forçaram os órgãos de vigilância globais a acelerar o processo.
Diretor de ativos digitais onboarding
O chanceler do Reino Unido e um dos ministros mais antigos do gabinete, Rishi Sunak, quer que a Grã-Bretanha seja um “centro global” para cripto. Isso pode significar o apetite do governo para se tornar um local atraente para empresas de criptomoedas.
Mas no lado da operação, é um impasse. O atual processo de concessão de licenças para empresas de criptomoedas é complicado e demorado. Como resultado, muitas plataformas proeminentes recorreram a lojas em outros lugares.
- Veja também: Solana (SOL) é processada por investidores
No entanto, vale a pena notar que a situação no Reino Unido mudou drasticamente ao longo da semana com a renúncia de Sunak, seguido por vários outros ministros e, finalmente, Boris Johnson. De acordo com algumas estimativas, Sunak está entre os favoritos para ser o próximo primeiro-ministro, o que pode alterar ainda mais o ecossistema de criptomoedas local.
Em uma tentativa de supervisionar a criptomoeda, a FCA anunciou a nomeação do diretor do Comando Nacional de Crimes Econômicos (NECC), Matthew Long, como seu novo diretor de pagamentos e ativos digitais. As posições anteriores de Long se concentraram em crimes econômicos e finanças ilícitas. A função recém-criada incluirá a supervisão dos mercados de criptomoedas e a liderança no desenvolvimento de políticas relacionadas.
Tributação DeFi
O governo do Reino Unido pediu contribuições públicas sobre a tributação de empréstimos de ativos criptográficos e participações de participantes de finanças descentralizadas (DeFi).
De acordo com o pedido de prova da Receita e Alfândega de Sua Majestade (HMRC), o governo está interessado em determinar se os encargos e custos administrativos podem ser reduzidos para os contribuintes envolvidos nesta atividade e se o tratamento tributário pode ser melhor alinhado com a economia subjacente do transações.
Investidores, profissionais e empresas interessadas em atividades de DeFi têm até 31 de agosto para apresentar suas evidências.
Fontes de pesquisa: NECC, CryptoPotato, HMRC e o FCA UK.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.