Reino Unido vota para tornar a Grã-Bretanha um Hub de criptomoedas

Reino Unido
A votação passará por mais um processo e caso seja aprovada definitivamente, seguirá para a Câmara dos Lordes – Imagem: BeInCrypto

Os legisladores do Reino Unido, também querem regulamentar as criptomoedas, podendo impulsionar o preço das mesmas

Os legisladores da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, votaram para reconhecer as criptomoedas como um instrumento financeiro regulamentado no Reino Unido, apoiando o aumento de preço da criptomoeda. A medida pode marcar mais um passo para estabelecer o Reino Unido como um hub europeu de criptomoedas.

O mais recente desenvolvimento ocorre em meio a um período turbulento na política do Reino Unido. No início desta semana, o líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, foi nomeado primeiro-ministro do país, substituindo sua antecessora, Liz Truss, após apenas 45 dias no cargo.

Os legisladores do Reino Unido debateram o Projeto de Lei de Serviços e Mercados Financeiros, uma proposta legislativa apresentada por Sunak, quando o político atuou como Chanceler do Tesouro do ex-primeiro-ministro Boris Johnson.

Durante a sessão parlamentar, o deputado conservador, Andrew Griffith, apresentou uma emenda para expandir o escopo dos serviços financeiros regulamentados para cobrir as criptomoedas. Griffith atua como Secretário Financeiro do Reino Unido do Tesouro e Ministro da Cidade desde setembro de 2022.

Conforme citado por Griffith na transcrição do debate:

A nova cláusula 14, esclarece que os criptos ativos podem ser incluídos no escopo das disposições existentes da Lei de Serviços e Mercados Financeiros de 2000, relacionadas à ordem de atividades regulamentadas. A substância é que os criptos ativos serão tratados como outras formas de ativos financeiros: não preferidos, mas trazidos pela primeira vez no escopo da regulamentação. Esse é o objetivo da nova cláusula.

Continuou ele:

Isso garantirá que o Tesouro esteja equipado para responder aos desenvolvimentos no setor de criptomoedas mais rapidamente e fornecer regulamentação de maneira ágil e baseada em risco, consistente com nossa abordagem ao setor de serviços financeiros mais amplo.

Griffith disse que o objetivo é tratar “cripto como outras formas de ativos financeiros e não preferi-los, mas também trazê-los ao escopo da regulamentação pela primeira vez”.

As disposições do projeto de lei também incluem medidas para cobrir as stablecoins com os regulamentos existentes.

Tulip Siddiq, legisladora do Partido Trabalhista de oposição, declarou durante o debate que as disposições do projeto de lei sobre criptomoedas são “uma medida bem-vinda e importante que ajudará a impedir que criptos ativos de alto risco sejam anunciados falsamente ao público”.

No processo legislativo do país, o projeto de lei tem mais duas etapas para passar na câmara baixa, depois das quais será submetido à Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento. Se nenhuma emenda for introduzida pelos legisladores, a legislação passará por etapas finais antes de ser assinada pelo rei Carlos e se tornar lei.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 20,587, com 0,03% de ganhos nas últimas 24 horas e 7,07% se comparado com a semana anterior, os dados são do Coinmarketcap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future