Relação de El Salvador com o FMI se complicada após novo projeto de lei Bitcoin

O que acontece quando o Bitcoin tem curso legal em um país de tamanho moderado conhecido por seu comércio agrícola?

O Fundo Monetário Internacional (FMI), uma organização intergovernamental global que apoia as estruturas econômicas e financeiras no mundo, deve manter conversações com El Salvador depois de ter aprovado um projeto de lei Bitcoin hoje.

O problema de aceitar Bitcoin

De acordo com a Reuters, El Salvador já está nutrindo um relacionamento tenso com o FMI em meio a difíceis condições econômicas e preocupações monetárias – tornando sua nova política um assunto complicado.

“Isso pode refletir apenas uma iniciativa de longo prazo ou talvez apenas uma tática de RP chamativa; no entanto, mostra falta de coordenação com anúncios impulsivos que contradizem um plano econômico coeso ”, disse Siobhan Morden, chefe de estratégia de renda fixa para a América Latina da Amherst Pierpoint Securities.

Outros, como Carlos de Sousa, gerente de portfólio da Vontobel Asset Management, disse que a mudança para adotar o Bitcoin tornou a atual situação de evasão fiscal ainda mais difícil de enfrentar.

“As criptomoedas são, em geral, uma maneira muito fácil de evitar impostos e uma maneira muito fácil de simplesmente evitar as autoridades porque é um sistema completamente descentralizado”, disse De Sousa, acrescentando:

 

“Você pode fazer lavagem de dinheiro, pode fazer evasão fiscal e assim por diante.”

Adoção: Não é mais um meme

O presidente Nayib Bukele disse que o projeto de lei para aceitar o Bitcoin como “curso legal” foi aprovado no Congresso esta manhã, acrescentando que o ativo poderia ser usado para fazer quaisquer pagamentos dentro do país, e dívidas antigas poderiam ser pagas com Bitcoin.

https://twitter.com/nayibbukele/status/1402507224916836352?s=20

“O #BitcoinLaw foi aprovado por uma maioria absoluta no Congresso salvadorenho.

62 de 84 votos!

História! # BTC”

62 de 84 votos possíveis – representando a maioria dos legisladores – votaram a favor da iniciativa, apesar da preocupação generalizada sobre o impacto potencial no programa de El Salvador com o FMI.

A mudança, no entanto, não é tão repentina como alguns fazem. “A capacidade de fazer operações com bitcoin não deve despertar preocupação”, disse o ministro do Comércio e Investimentos, Miguel Kattan, durante uma coletiva de imprensa hoje.

Ele afirmou que o Bitcoin “já era de uso limitado em El Salvador” e que os cidadãos estavam até mesmo usando para comprar lanches de rua locais, apesar das críticas de baixa velocidade e altas taxas.

Fonte: cryptoslate

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.