Relatório aponta que rally do Bitcoin atrai instituições financeiras para aquecer a indústria de criptomoedas na Índia

Cada vez mais instituições têm buscado por Bitcoin e criptomoedas para incrementar seus portfólios de investimentos, e não apenas na Índia

Como o brilho do Bitcoin supera as ações, metais preciosos e o dólar, os bancos da Índia estão se aquecendo para a indústria e vendo isso como uma oportunidade. Os bancos estão explorando empréstimos para criptomoedas e aceitando Bitcoin como garantia.

Em março deste ano, a Suprema Corte suspendeu uma proibição de dois anos do Reserve Bank of India sobre o comércio de criptomoedas. Ela permitiu que bancos e instituições financeiras prestassem serviços relacionados a criptomoedas.

Nischal Shetty, fundador e diretor executivo da exchange de criptomoedas WazirX disse ao Business Standard em uma entrevista que apesar da revogação do SC, os bancos não se ocuparam do espaço, pois não havia nenhuma diretriz do RBI. Contudo, o RBI em resposta a um RTI recente disse que não há proibição para os bancos realizarem atividades relacionadas à criptomoedas, abrindo espaço para os bancos oferecerem serviços.

Para capitalizar em uma indústria que prosperou mesmo na pandemia, muitos mais bancos indianos estão buscando exchanges, como a WazirX, para capital de giro, empréstimos e outras necessidades financeiras, citou o relatório. A empresa viu, desde março, um aumento de 916% no volume mensal de transações e 280% nas inscrições de usuários, citou o relatório.

A CREBACO (classificação de crédito para ofertas de exchanges, blockchain e moedas) possui estimativas globais, com base no tráfego de endereços IP indianos, de que o tamanho do mercado de criptografia na Índia expandiu em 40 por cento nos últimos dois anos, possuindo atualmente mais de 800.000 comerciantes registrados.

Em colaboração com o escritório de advocacia Khaitan and Co., o CREBACO tem trabalhado em propostas para modificar os regulamentos existentes, como o FEMA e o SEBI, para regular o fluxo de dinheiro e levantar capital. Também está trabalhando em alterações nas leis de Imposto de Renda e GST para reconhecer infrações.

Fonte: Deccan Herald

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.