Surge um relatório que divulga o reclamante que colocou a SEC contra a Binance
Surge relatório que diz quem “denunciou” a Binance, informado à SEC, que o BUSD não teria reserva 1:1 com o dólar americano, saiba quem a denunciou
De acordo com um relatório da Bloomberg, os problemas recentes da exchange cripto Binance com os reguladores dos EUA foram acionados por uma concorrente de stablecoin. A empresa supostamente emitiu uma reclamação ao Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque em 2022.
No documento, a empresa acusou a stablecoin BUSD da Binance de operar sem o gerenciamento “adequado” de reservas.
De acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, a empresa que fez a reclamação com a SEC de Nova Iorque facilitou dados que mostraram que seu concorrente emitiu BUSD sem garantia suficiente para apoiá-lo.
Stablecoins são tokens emitidos por uma entidade; seus valores estão atrelados a uma moeda fiduciária, como o dólar americano. Este último é o caso das três maiores stablecoins do mercado: Tether (USDT), USD Coin (USDC) e Binance USD (BUSD).
Antes de revelar o nome da empresa, a pergunta que fica no ar é: A Binance perderá a guerra das stablecoins?
A Paxos Trust emitiu a stablecoin da Binance até muito recentemente. Como relatou o portal WeBitcoin, a empresa foi criticada por um processo da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA por supostamente “violar as leis de proteção ao investidor ao emitir” BUSD e oferecê-lo como um título não registrado.
Hoje, a Paxos e a Binance encerraram sua parceria de vários anos a pedido do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque (NYDFS). O regulador afirma que a Paxos falhou em abordar “questões não resolvidas” em relação ao BUSD. O regulador estadual declarou o seguinte em um comunicado citado pela Bloomberg:
A Paxos não pode trabalhar com a Binance) de maneira sã e segura com base em amplo envolvimento da supervisão, um exame recente e falha da Paxos em remediar problemas materiais relacionados ao BUSD emitido pela Paxos em tempo hábil. A Paxos não conseguiu resolver as principais deficiências, exigindo outras ações do Departamento, ordenando que a Paxos parasse de cunhar BUSD emitidos pela Paxos. O Departamento está a acompanhar Paxos de perto (…).
Circle mirou na Binance, mas por quê?
Sim, é isto mesmo que você acaba de ler, a Circle, segundo relatório da Bloomberg.
Como resultado de eventos recentes, o BUSD se desvalorizou do dólar americano. O token atingiu muitos US$ 0,992 no evento de hoje. Os ativos digitais estão se movendo de lado e podem sofrer o mesmo destino de outras stablecoins falidas no ano passado.
Changpeng Zhao, CEO da Binance, reconheceu que a capitalização de mercado da BUSD “diminuirá apenas com o tempo”. O executivo garantiu aos usuários que seus fundos estão seguros e “totalmente cobertos por reservas em seus bancos”. CZ afirmou:
Em 2022, a Binance decidiu “converter automaticamente” quaisquer fundos USDC e depósitos futuros para BUSD. Esta decisão pode ter influenciado as ações do Circle.
Como Ryan Watkins, ex-analista da empresa de pesquisa Messari, destacou a importância das stablecoins na indústria de criptomoedas e nas perspectivas financeiras globais. Esses ativos digitais registraram US$ 1,7 trilhão em volume de transações, um aumento de 1.000% ano a ano, no primeiro trimestre de 2021, o que indica a importância das stablecoins no ecossistema cripto.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future