Relatório aponta que Do Kwon foi acusado de liderar uma fraude em criptomoedas
Supostamente, um grande júri em Manhattan acusou Do Kwon de fraude em valores mobiliários, fraude em commodities e conspiração.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, os promotores dos EUA nomearam Do Kwon como o principal culpado pelo colapso de LUNA/UST em maio do ano passado, o que levou a perdas de bilhões de dólares para os investidores. De acordo com a acusação nos EUA, a Terraform Labs operava como uma fraude em criptomoedas, pela qual seu co-fundador deveria receber a punição apropriada.
Mais especificamente, um grande júri em Manhattan o acusou de fraude em valores mobiliários, fraude em commodities e conspiração. As acusações surgiram um mês depois do pedido da SEC dos EUA de que a Terraform Labs e Do Kwon organizaram um golpe maciço oferecendo e vendendo valores mobiliários não registrados por meio do uso de moedas digitais.
O Departamento de Justiça dos EUA também entrou na ação, iniciando uma investigação contra o projeto e seus ex-funcionários para determinar os principais fatores por trás da catástrofe.
Do Kwon foi detido no início desta semana no país balcânico de Montenegro, após supostamente mudar de localização para se manter longe do radar de múltiplas autoridades, inclusive da Interpol. Seu último destino possível foi a Sérvia, que é o vizinho oriental de Montenegro.
Ainda não está claro se sua prisão foi a pedido de agentes de aplicação da lei dos EUA. No entanto, os promotores federais declararam que buscarão sua extradição para Nova York. Caso seja deportado para a América, ele enfrentará a acusação pelo mesmo escritório que supervisiona o caso contra Sam Bankman-Fried – o infame ex-CEO da FTX que poderia ter tido um papel na queda da exchange.
Lutas de extradição às vezes podem ser adiadas por anos. No entanto, Michael Zweiback – um advogado americano especializado em tais casos – acredita que Do Kwon acabará indo para a Coreia do Sul ou os EUA, já que ele não tem laços aparentes em Montenegro.
“E o primeiro que o pegar vence”, disse o advogado.