Relatório: Membro de 19 anos da equipe DOGE, “Big Balls”, forneceu suporte de rede a gangue de crimes cibernéticos

Copia de Contra Capa 66

A equipe do Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk (DOGE) inclui um membro que, no passado, ofereceu suporte técnico a uma gangue de crimes cibernéticos, segundo um novo relatório. Edward Coristine, um jovem de 19 anos mais conhecido pelo apelido de “Big Balls”, já tem um histórico controverso, com outras reportagens alegando que ele é neto de um espião da KGB.

De acordo com registros analisados pela Reuters, Coristine administrava uma empresa chamada DiamondCDN, que oferecia serviços de rede desde 2022, enquanto ele ainda estava no ensino médio. Entre seus clientes estava um site operado por um grupo de cibercriminosos chamado “EGodly”.

Em fevereiro de 2023, o grupo EGodly agradeceu publicamente à DiamondCDN por fornecer proteção contra ataques DDoS e sistemas de cache, destacando que a empresa de Coristine ajudou a hospedar e proteger com segurança seu site, dataleak.fun.

“Pessoalmente, eu votei no Big Balls”Elon Musk (@elonmusk)

No mesmo ano, o EGodly se gabou em seu canal no Telegram de ter sequestrado números de telefone, invadido contas de e-mail de autoridades na América Latina e cometido roubo de criptomoedas. O grupo também vazou dados pessoais de um agente do FBI que os investigava, incluindo seu número de telefone e fotos de sua casa.

O agora ex-agente do FBI disse à Reuters que o grupo estava sob investigação por envolvimento em incidentes de swatting (falsas denúncias para atrair forças policiais armadas a um local). “Essas são pessoas ruins”, disse o ex-agente. “Não é um grupo nada agradável.”

Um pesquisador de segurança cibernética afirmou que o EGodly era formado por fraudadores experientes.

Nitin Natarajan, ex-vice-diretor da CISA durante o governo Biden, disse à Reuters que era preocupante que alguém que já forneceu serviços para cibercriminosos agora tivesse acesso a redes governamentais sensíveis.

Coristine fundou a empresa Tesla.Sexy LLC em 2021, quando tinha apenas 16 anos. A empresa controla dezenas de domínios na internet, incluindo pelo menos dois registrados na Rússia. Um desses domínios opera um bot de IA para servidores do Discord voltado ao mercado russo, segundo a revista Wired.

De acordo com o jornalista Jacob Silverman, o bisavô de Coristine trabalhou para a KGB durante a Guerra Fria. Valery Fedorovich Martynov foi recrutado pelo FBI em 1982 para fornecer inteligência soviética aos EUA, mas acabou sendo descoberto pelo contra-inteligência soviético, Victor Cherkashin, e foi executado como traidor.

Além disso, Coristine foi demitido de um estágio em cibersegurança no ano passado por supostamente vazar informações internas para um concorrente. Ele também foi acusado de participar ativamente de comunidades no Telegram e Discord ligadas ao crime cibernético.

Diante dessas revelações, surgiram questionamentos sobre o processo de seleção da equipe DOGE e se foram realizadas verificações de antecedentes antes de sua contratação.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.