Renda Passiva: Como fazer Copy Trading em 5 passos no Mercado Cripto

Uma das melhores maneiras de fazer renda passiva hoje no mercado de criptomoedas, o copy trade, vem fazendo sucesso entre os investidores

Antes de começar é preciso explicar o que é Copy Trading.

Copy trading, também conhecido por Social Trading, trata-se de uma estratégia que permite aos operadores, sejam experientes ou novatos, participar do mercado financeiro copiando automaticamente as operações de traders experientes, com histórico comprovado.

Incrível né?

Essa modalidade permite que traders (ou investidores) iniciantes possam ganhar no mercado, com pouco ou nenhum conhecimento.

E como começar?

É fácil iniciar no copy trading no mercado de criptoativos e agora mostramos como, em 5 passos:

1 – Escolher a Exchange e fazer o cadastro

O primeiro passo é escolher uma Exchange Crypto que tenha o serviço de Copy Trading. É simples, mas incrivelmente, são poucas as corretoras que têm esse serviço. No caso, o autor que vos fala, na data de hoje, só conhece duas: Bybit e Bitget.

A boa notícia é que ambas são muito bem posicionadas no mercado cripto mundial.

Depois que escolher, é preciso fazer o cadastro na plataforma. Clica no link acima em uma das duas e faça seu cadastro. Ambas têm muitos benefícios e várias tarefas que permitem ganhar bônus de mais de US$3.000.

2 – Fazer o Depósito em Reais (R$) ou Cripto

O próximo passo é fazer o depósito do valor que será usado para copiar os trades. Esse depósito pode ser feito em Reais, na Bybit, por exemplo, através de pix ou diretamente em cripto.

deposito bybit

No caso da Bybit, por exemplo, no menu, clique em Comprar cripto e depois escolha a melhor opção para o seu depósito. (Vamos seguir com o exemplo na Bybit).

3 – Transferir os fundos para o Mercado de Futuros (Derivativos)

Aqui, se você tiver depositado em Reais, antes precisa converter Reais para USDT, pois atualmente, o copy trading só está aceitando a operação no mercado de futuros perpétuos de USDT.

copy trade bybit

Depois que tiver em USDT, acesse o seu ativo, clicando no seu avatar no menu > depois clique em ativos > depois clique em Spot.

bybit transferir 2

Depois que você localizar o USDT e a quantidade que você depositou, você vai clicar em:
Transferir > Depois confirmar se está (3) De Spot Até Derivativos > depois a quantidade que você quer colocar em USDT para os futuros > e depois Confirmar!

Pronto! Agora os seus fundos, em USDT, já estarão em futuros, prontos para serem usados no copy trading. Agora vamos, finalmente, ao Copy.

4 – Acessando e conhecendo os Traders

Voltando ao menu inicial, clique em Copy Trading.

Copy Trading da Bybit

Aqui vão aparecer vários traders diferentes e várias informações de resultados, de todos os tipos. Veja que há mais de 161 mil traders operando e a plataforma registra o resultado de cada um deles, de forma totalmente fiel à forma que cada um opera.

bybit copy 2

Por padrão, os traders são rankeados por vários filtros diferentes como % positivos de 7 dias ou 3 semanas, Lucro de 7 dias ou Lucro de 7 dias do seguidores. Se você clicar em qualquer trader, vai abrir todas as informações de operações dele e aí você vai começar a analisar para escolher.

5 – Analisando as informações e escolhendo o(s) Trader(s)

Agora chegamos no ponto principal. CUIDADO!

Lembre-se que estamos em um mercado de renda variável, de alto risco. Uma escolha errada pode fazer você perder muito ou todo o fundo que você colocou em futuros.

Veja, também, que cada trader tem um limite máximo de seguidores e muitos (geralmente os melhores) vão estar cheios e você não poderá segui-los. Então, agora começa um trabalho de pesquisa.

Veja as informações quando clicamos em algum trader:

bybit copy 3

Aqui vamos deixar algumas dicas de como escolher os melhores traders para copiar:

  • Corra dos Traders que têm 100% de acerto. É no mínimo estranho isso acontecer e tem uma forma de ele deixar trades abertos e nunca fechar quando operando com alavancagem cruzada. Cuidado, pode parecer muito bom, mas as perdas podem ser bem maiores
  • Escolha traders que têm um perfil de operação parecido com o seu (no meu caso, por exemplo: Trades curtos, constantes e com pouca alavancagem)
  • Veja o número de dias que o Trader está na plataforma. É interessante ter uma sequência de pelo menos 90 dias (3 meses)
  • Sempre veja os trades em aberto. No caso da imagem acima, ali onde está “Copy Trades (5)”. No meu filtro, se tiver algum trade com uma perda maior que -20% eu já reprovo ele.
  • Veja sempre o Lucro dele em 7 dias. Se o % do ROI for alto mas o lucro for $5 por exemplo, quer dizer que ele opera só pra fazer o copy e não está arriscando os fundos dele.
  • Veja sempre o lucro dos seguidores
  • Nos traders anteriores, veja as operações pelo menos até a página 10 (eu vejo quase todas). Veja, quando ele perde, o quanto ele perde
  • Veja o número total de seguidores. Se for muito alto, quer dizer que o pessoal segue e para de seguir: tem alta rotatividade

Por fim, escolhendo um Trader!

Depois que você analisar bem e decidir qual Trader escolher, você clica em Copiar e depois vai aparecer um contrato para você ler e depois clicar em Confirmar.

bybit copy 4 1

Depois vão aparecer mais algumas configurações:

bybit copy 5
Na parte de cima, em contratos, você clica e escolhe quais as moedas que você quer seguir do Trader. No meu exemplo ali em cima eu deixei para seguir só BTC, ETH e ADA.

Depois, abaixo, vai aparecer o tipo de alavancagem que o trader está usando. No caso da Daisy a cruzada. E depois você pode escolher sua alavancagem com um máximo de 5x.

No Custo da Ordem você coloca a quantia que você quer entrar para cada operação. Então ali no exemplo, cada vez que a Daisy abrir um trade com os ativos que selecionei, o meu vai copiar entrando com $12.

Mais abaixo, você clica na seta direita para configurar os limites de stop e alvo. No meu caso, ali, o 20% que defini em Porcentagem de SL (stop loss) é o máximo que configurei para perder numa operação. Então se o trade chegar a -20% a operação é stopada, mesmo que a Daisy continue.
Já na Porcentagem de TP (Take Profit) eu não coloquei nada, o que significa que o alvo vai fechar junto com o que a Daisy fechar. Mas você poderia colocar um valor ali de 30% por exemplo.

Mais abaixo vai aparecer para você transferir da conta de derivativos para a conta de copy trading. Você só consegue transferir se tiver fundos em derivativos, como mostramos no passo 2 e pronto.

Depois que clicar em próximo, vai aparecer para confirmar as configurações; clica em confirmar e você já vai estar seguindo aquele trader.

É isso! O objetivo deste artigo é te ajudar a começar no Mercado de Social Trading (Copy Trading) para que você possa copiar traders experientes e ter uma renda passiva. Faça seu cadastro na Bybit ou na Bitget e comece já! Qualquer dúvida, veja o vídeo que colocamos acima.

Dica Extra: Você pode copiar vários traders ao mesmo tempo. Essa é uma boa estratégia para diluir os seus fundos e controlar o seu risco.

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/