Rio de Janeiro terá sua própria criptomoeda e vai investir em Bitcoin

Rio de Janeiro terá sua própria criptomoeda e vai investir 1% do Tesouro da cidade em Bitcoin promovendo a infra estrutura cripto.

Contra Capa 56

Hoje foi publicado na capa do Diário Oficial que o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, iniciou a formação da Equipe de Trabalho que será responsável em propor ações relacionadas ao desenvolvimento relacionado a criptomoedas, o intuito é impulsionar a economia carioca no universo dos criptos ativos.

A equipe destinada a este fim, será gerenciada pela Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, tendo o período de 90 dias para dar o resultados dos estudos na aplicação da criptomoeda.

Segundo relatado pelo site Exame, Eduardo Paes falou sobre os planos no evento Rio Innovation Week, que aconteceu ontem na cidade do Rio de Janeiro, palestrou com o prefeito de Miami, Francis Suarez, sobre o desafio em transformar as cidades em polos tecnológicos e que o Rio de Janeiro terá a própria criptomoeda:

Conforme prefeito Eduardo Paes disse:

A gente vai lançar o CriptoRio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda.

E conforme publicado pelo o Jornal o Globo:

O prefeito carioca também citou, como investimentos futuros em inovação e tecnologia, o Porto Maravalley, área do Porto Maravilha com incentivos fiscais para empresas do segmento tech. A Miami de Suarez fez algo semelhante e seduziu diversas empresas do Vale do Silício Americano, como explicou o político do Partido Republicano.

Além das novidades acima, o prefeito também concederá descontos para quem pagar o IPTU com Bitcoin, conforme dito por Pedro Paulo, Secretário de Finanças e Planejamento da Cidade e Chicão Bulhões, do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Inovação no evento:

Estamos estudando a possibilidade do pagamento de impostos com um desconto adicional se você pagar em Bitcoin. O desconto da alíquota simples de 7% do IPTU vira 10% se você pagar em Bitcoin. Vamos estudar a estrutura legal para fazermos isso.

Chicão Bulhões acredita que o Rio de Janeiro vai ser uma cidade vanguarda no que diz respeito a investimento em criptomoedas e ao transformar o Portomara Valley, com intuito de levar as empresas de tecnologia além da Zona Sul, ficando concentrada no centro da cidade.

Casos parecidos

Conforme foi publicado anteriormente por Webitcoin, duas cidades Americanas estão entrando no mundo de criptomoedas:

Miami

Em novembro de 2021, o prefeito Suarez anunciou que iria permitir o pagamento de impostos com a criptomoeda primária, o Bitcoin a outra proposta é de criar uma carteira digital em parceria com uma Exchange (que não divulgou o nome), para que os cidadãos possam fazer hold com Bitcoins ou MiamiCoin, ou para gastarem os comerciantes regulares nas ruas.

Nova York

O prefeito de Nova York, Adam Eric, quer transformar a cidade em Hub de Bitcoin, “um centro para o Bitcoin”, atraindo empresas que pagarão impostos, a intenção é melhorar a vida financeira deste grupo cuja tendência é começar a acetar Bitcoin com mais frequência.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_