Ripple e SBI lançam aplicativo de transferência bancária MoneyTap
Mais um banco adota tecnologia da Ripple para lançar aplicativo de transferência
MoneyTap, um aplicativo mobile para transferência de dinheiro baseado em blockchain, criado por SBI Holdings e Ripple, foi oficialmente lançado.
Leia mais: Exchange de criptomoedas Bithumb irá lançar plataforma descentralizada
Anunciado pela cripto empresa hoje em um tweet, o aplicativo de emissão é produto da SBI Ripple Asia e diversos outros bancos participantes.
Um novo site dedicado ao produto também foi lançado, indicando que o aplicativo será capaz de realizar transferências entre bancos em tempo real, utilizando o produto de pagamentos da Ripple, xCurrent.
Disponível para iOS e Android, o produto permite que usuários enviem fundos para outros utilizando apenas seus números de telefone ou um código QR, valendo-se de ferramentas biométricas, como escaneamento de digital.
Atualmente, o serviço está disponível apenas para emissões entre contas abertas em três bancos japoneses participantes – SBI Sumishin Net Bank, Suruga Bank e Resona Bank. Pagamentos estão sendo oferecidos sem cobrança e podem ser enviados em ienes ou moedas estrangeiras, afirma o site.
O SBI Ripple Asia anunciou no fim de setembro que realizou um registro junto ao Ministério das Finanças do país como um agente licenciado para lidar com pagamentos eletrônicos – último fator embarreirando o lançamento do aplicativo.
Na nação asiática, qualquer entidade querendo lidar com pagamentos eletrônicos utilizando APIs bancárias deve obter um registro com agências financeiras locais – uma regra que entrou em efeito no dia primeiro de junho.
Leia mais: Testes envolvendo possível hard fork do Ethereum foram adiados
A rede xCurrent da Ripple foi construída sobre sua tecnologia de registros distribuídos e recentemente teve um aumento em sua adoção, proporcionado pelos bancos que querem se manter competitivos à medida em que ofertas rivais de pagamento proliferam. A gigante do ramo bancário Santander também lançou um aplicativo de pagamentos utilizando o xCurrent em abril.
Embora baseado em blockchain, o xCurrent não utiliza como padrão o token nativo da Ripple, a XRP.
Entretanto, durante o evento Swell, realizado pela Ripple recentemente, foi revelado que diversas empresas de pagamento agora estão comercialmente utilizando a solução de pagamento da cripto empresa, utilizando o token open source.
Fonte: CoinDesk