Ripple e xRapid foram elogiadas em recente artigo publicado pelo World Bank
Instituição financeira tradicional reconhece potencial da Ripple e xRapid
A ascensão da blockchain está revolucionando a forma como a sociedade interage financeiramente. Apesar da substancial influência que os serviços tradicionais exercem, todo novo dia serve para estabelecer DLTs e as criptomoedas como um substituto robusto e confiável das soluções baseadas em fiat, ao ponto de já existirem figuras influenciadoras que reconheçam a crescente influência destas tecnologias.
No dia 26 de março, o World Bank publicou um artigo elogiando tecnologia blockchain e ressaltando que DLTs possuem o potencial para impactar de forma positiva as vidas de milhões de pessoas, especialmente em países com pequeno desenvolvimento econômico.
“Pagamentos internacionais baseados em DLT potencialmente oferecem um caminho promissor para melhorar drasticamente as vidas de milhões de pessoas em economias emergentes. DLT pode melhorar a rastreabilidade de emissões e reduzir os custos de compliance para MTOs e pagamentos de supply chains, estimulando as atividades econômicas em países de destino.”
O problema com sistemas tradicionais de emissão é que eles não são eficientes. O World Bank declara que nas regiões onde estes serviços são mais requeridos, os custos são muito maiores:
“Emissões são mais caras precisamente em corredores onde elas são mais necessárias. A África sub-saariana permanece sendo a região mais cara para enviar dinheiro, com um custo médio de 8,97%. Inovações de pagamentos internacionais podem ajudar a reduzir custos operacionais para provedores de serviços de emissão.”
A Blockchain está mudando os serviços de emissão, e a Ripple está liderando esta revolução
Os serviços de emissões globais atingiram US$642 bilhões em 2018. Em certos países, como Nepal e Haiti, isso representa um terço do produto interno bruto. A necessidade para melhorar este tipo de serviço é um grande problema.
O World Bank explicou que certas tecnologias já estão sendo desenvolvidas. Porém, parece particularmente otimista em relação à Ripple. De acordo com a instituição, o progresso do xRapid (uma solução da Ripple baseada em XRP) é uma experiência bem sucedida, reduzindo os custos associados com transferências de dinheiro em até 70%.
“Em 2018, Ripple, uma companhia fintech, lançou um piloto da xRapid, uma solução de pagamentos internacionais baseada em DLT, no corredor competitivo Estados Unidos/México. Instituições financeiras envolvidas no programa piloto economizaram de 40% a 70% em custos de câmbio, e as durações médias das transações foram de pouco mais de dois minutos. A transferência de fundos por meio da xRapid leva de dois a três segundos, com a maior parte do período de processamento realizado por canais de pagamento domésticos e exchanges de ativos digitais.”
Os números fornecidos pelo World Bank não são isolados ou subjetivos. Um estudo recente realizado pelo Blockdata também chegou à mesma conclusão, explicando que uma transação com XRP é centenas de vezes mais rápida e barata do que com os meios de emissão existentes atualmente.
O estudo mostrou que, comparando os melhores serviços de emissão contra uma transação em criptomoedas, as transações baseadas em blockchain são em média 388 vezes mais rápidas, e 127 vezes mais baratas.
Fonte: Ethereum World News