Ripple: quem é o dono do maior número de XRP?

Quem são as pessoas que possuem mais XRP, a criptomoeda da Ripple? 

Cerca de 100 bilhões de tokens XRP foram criados no total, mas atualmente existem apenas pouco menos de 44 bilhões de tokens XRP em circulação. O restante está sendo disponibilizado para a empresa Ripple a uma taxa de um bilhão por mês, embora a própria empresa não use todas as criptomoedas, e algumas delas possam ser trancadas na reserva. 

Consequentemente, o maior detentor de tokens XRP é a Ripple. 

Portanto, não é por acaso que alguns dos maiores proprietários de XRP do mundo incluem os fundadores e vários dos principais executivos da empresa. 

Por exemplo, de acordo com o que a Forbes, Chris Larsen, co-fundador e ex-CEO da Ripple, até novembro de 2016, possuía pouco mais de 5,1 bilhões de XRP, equivalente a cerca de 1,1 bilhão de dólares, além de uma participação de 17% na própria empresa. 

Graças a essa herança, Larsen ficou em 15º lugar geral entre os americanos mais ricos da lista da Forbes 400 em 2017, com uma riqueza semelhante à de Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft e atual proprietário do Los Angeles Clippers da NBA. Em 2019, no entanto, ele caiu para a 388ª posição neste ranking de prestígio. 

O atual CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, também possui muitos XRP, embora a Forbes não revele quantos. Além disso, Garlinghouse possui 6,3% das ações da Ripple, tornando-o o 54º americano mais rico da lista da Forbes 400 em 2017. Em 2019, Garlinghouse não está mais na lista da Forbes 400. 

Mesmo o co-fundador da Ripple Jed McCaleb, atualmente CTO da Stellar, possui grandes quantidades de XRP: no passado, ele declarou ter doado 2 bilhões para um fundo, enquanto em fevereiro de 2016 ele tinha 5,3 bilhões depositados na Ripple, que são pagos para ele mensalmente em uma pequena porcentagem. 

Não há informações precisas sobre quem são os outros grandes proprietários de XRP, embora haja algumas estatísticas que revelam, por exemplo, que existem apenas 14 endereços com mais de 500 milhões de XRP, dos quais apenas 6 com mais de um bilhão. 

No entanto, como em outras criptomoedas, uma única pessoa pode possuir vários endereços, portanto, não é possível usar esses dados para levantar a hipótese de quantas outras pessoas possuem grandes somas de XRP.

Imagem Freevector por Freepik.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao