Ripple lança roteiro de DeFi institucional para o XRP Ledger em 2025

Veja o que está planejado para o XRPL em 2025.
A Ripple, empresa de infraestrutura blockchain por trás do XRP Ledger (XRPL), uma blockchain pública e de código aberto, revelou seus planos de desenvolvimento para a rede em 2025, expandindo os recursos já existentes.
De acordo com uma publicação no blog da empresa, a Ripple pretende aprimorar o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) institucionais do XRPL este ano, com foco em conformidade regulatória, programabilidade e ampliação das opções de empréstimo.
Roteiro do XRPL para 2025
A Ripple afirmou que os novos recursos permitirão que as instituições que utilizam o XRPL cumpram requisitos regulatórios, ofereçam opções avançadas de empréstimo e concedam mais flexibilidade aos desenvolvedores na criação e implantação de suas aplicações.
O XRPL aprimorará sua estrutura de identidade, adicionando Credentials como um recurso leve ao padrão de identidade descentralizada (DID) já existente. Enquanto o DID permite que os usuários do XRPL criem identidades verificáveis sem depender de intermediários centralizados, o Credentials permitirá que os usuários atestem critérios específicos para seu DID.
A combinação de DID e Credentials viabilizará a criação de uma exchange descentralizada (DEX) permissionada e Domínios Permissionados. Esses recursos estabelecerão ambientes que exigem credenciais específicas, permitindo que instituições realizem negociações descentralizadas enquanto cumprem normas regulatórias, como as regras de combate à lavagem de dinheiro (AML) e “Conheça Seu Cliente” (KYC).
A Ripple também introduzirá os Tokens Multiuso (MPTs), um novo padrão para ativos tokenizados. Esse padrão busca preencher a lacuna entre tokens fungíveis e tokens não fungíveis (NFTs), tornando os MPTs semelhantes a tokens semifungíveis.
No setor de ativos do mundo real (RWAs) e tokenização, as instituições frequentemente enfrentam desafios para representar instrumentos financeiros tradicionais, como ações e títulos, nas blockchains devido a requisitos complexos de dados, como datas de expiração. Com os MPTs, as instituições poderão tokenizar ativos com seus metadados essenciais, proporcionando mais flexibilidade do que os tokens fungíveis, mas menos exclusividade do que os NFTs.
Desbloqueando novas possibilidades para o XRPL
No que diz respeito ao novo recurso de empréstimos, o XRPL permitirá que empresas nativas do setor cripto integrem empréstimos ao sistema de pagamentos da Ripple, DEX, RWAs e stablecoins. Esse recurso utilizará um cofre padrão de Ripple USD (RLUSD) para reduzir a fragmentação de liquidez e automatizar a formação de mercado (AMM) para swaps.
Além disso, a maior programabilidade do XRPL dará aos desenvolvedores novas possibilidades para expandir a rede, preservando suas características únicas.
O XRPL introduzirá Extensões, permitindo que os desenvolvedores anexem fragmentos de código a primitivas já existentes, aumentando a funcionalidade da rede sem a necessidade de novos contratos inteligentes. Isso possibilitará a criação de escrows, AMMs e até mesmo uma sidechain da Ethereum Virtual Machine (EVM) no XRPL.
Muitos desses novos recursos já estão sendo votados pelos validadores do XRPL e serão implementados em breve.