Ripple, SWIFT e IBM se aliam à Associação Blockchain da União Europeia

Grandes empresas participam de iniciativa para promover a tecnologia na Europa

Iniciando seu trabalho em Bruxelas na quarta-feira, a INATBA (Associação Internacional de Aplicação Confiável de Blocos) ou Associação Blockchain da União Europeia, pretende reunir desenvolvedores e usuários da tecnologia blockchain para promover seu uso no continente europeu em diversos setores.

Contando com a participação de grandes nomes do mercado como IBM e SWIFT, a iniciativa visa criar um quadro para promover a cooperação entre os setores público e privado, diálogo com reguladores e políticos e “previsibilidade jurídica”, além de garantir transparência e integridade na infraestrutura blockchain.

A associação também irá desenvolver especificações e recomendações para a tecnologia e aplicações de registro distribuído.

Atualmente a INATBA conta com uma ampla gama de participantes conhecidos, como a Barclays, o BBVA, a Accenture e a L’Oreal. Há também diversas startups blockchain, como a R3, IOTA, Bitfury e ConsenSys.

Apenas uma questão de tempo

Seguindo a tendência global, a Comissão Europeia já lançou uma série de iniciativas para promover a introdução da tecnologia blockchain.

Em 2018, 22 países da UE se reuniram na European Blockchain Partnership (EBP) para apoiar a prestação de serviços públicos transacionais baseados na tecnologia. Também foram criados o Observatório da UE e o Fórum Europeu de Blockchain, que contou com a participação da ConsenSys em fevereiro.

Com tantas iniciativas, é fácil chegar à conclusão de que o lançamento da INATBA foi apenas uma questão de tempo. Planos para a criação da associação circularam em público durante meses.

No último ano, o chefe de pesquisa e desenvolvimento do BBVA Carlos Kuchkovsky afirmou que a nova associação poderia desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento de melhores práticas e padrões para a tecnologia e “evitar a fragmentação em nível europeu”.

Agenda cheia

Durante a primeira sessão da associação, vários oficiais da Comissão Europeia irão apresentar um relatório informando o atual status do blockchain na UE.

O fórum também irá incluir uma discussão sobre a adoção da tecnologia. Uma declaração conjunta de apoio dos participantes será registrada em vários blockchains durante o evento.

FONTE: ATOZ MARKETS

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli