Rir da desgraça de outros traders tem se tornado rapidamente comum no mundo das criptos

O mundo pode ser um lugar ruim, e isso nunca esteve tão evidente quanto na esfera cripto do Twitter e Telegram. Além de terem que lidar com o declínio de 95% de seus portfólios, investidores estão tendo suas quedas compartilhadas com outros da cripto esfera, virando motivo de risada. A prática, embora ocasionalmente cruel, tem seus lados positivos, dando alívio e pregando a conscientização sobre alguns dos mais organizados golpes.

Leia mais: Três hackers foram presos na China por supostamente roubarem US$87 milhões em criptomoedas

Você perde 95% das suas posses, e eles dão risada

O mundo das criptomoedas tem um novo jogo favorito, cuja popularidade aumentou nas últimas semanas, conforme o mercado fraqueja: rir da desgraça alheia. No cripto Twitter e no Telegram, perfis populares compartilham posts de traders desesperados, beirando a loucura, após perderem todos os seus ganhos. “Estou em hold desde janeiro”, chorou um desafortunado, cuja desgraça (e de muitos outros) é compartilhada por meio do canal do Telegram, Rekt Plebs. “Mas f***-se esse mercado. É impossível segurar. Eu paguei 12 dólares por uma icx quando comprei. Então, mesmo com uma apreciação de 200x, eu ainda saio perdendo.”

Rir da desgraça de outros traders tem se tornado rapidamente comum no mundo das criptos
“Não é uma perda se você não vender”

Satisfazer-se com o infortúnio alheio, ou schadenfreude, é um instinto primal; um prazer culpado que é melhor quando dividido. No início dos séculos 19 e 20, multidões podiam se reunir em “shows de aberrações” para observar as curiosidades médicas que estavam diante delas, pessoas cujo único crime era ter nascido com uma deformidade física. No século 21, algo semelhante pode ser observado em contas como Bitmex Rekt, que exibe traders que escorregaram nas trocas de margem.

Leia mais: Análise Bitcoin 20.08.2018 – Formação de triângulo simétrico?

Sal, Raiva e desespero

No Reddit, Twitter, Telegram e demais fóruns sobre criptos, o sal, a raiva e o desespero dos investidores que foram inocentes ou gananciosos cresce a cada dia. Alguns querem vingança. Alguns querem processar a moeda com nó mestre ou a ICO que os enganou. Outros simplesmente querem uma chance para desabafar. Seus desabafos agora são compartilhados para que outros investidores se divirtam. É difícil não sentir pena daqueles que foram afetados, cujo pecado foi comprar um ativo próximo de sua marca mais alta para então vê-lo despencar. Já em relação a outros, que se gabaram sobre suas altcoins estarem em alta durante o mês de janeiro, é difícil não dar risada. Um trader confessou:

“Eu comprei railblocks a 10 cents e vendi a 30 dólares. O problema é que eu investi meus ganhos na bitconnect…”

Embora ver os tweets de raiva possa apenas aumentar a angústia daqueles afetados, eles podem encontrar alívio no fato de que a maioria daqueles compartilhando posts estão tomando tal atitude como uma forma de lidar com as próprias perdas. Todo mundo está no mesmo barco, e estão rindo mais da própria estupidez do que de qualquer outra coisa. É importante ter em mente que, em meio à toda a felicidade, aqueles que perderam suas posses tratam isso como algo a mais do que um jogo: eles pegaram emprestado mais do que podiam, ou largaram seus empregos para buscarem o sonho das criptomoedas e, por mais que eles mesmos tenham se prejudicado, as repercussões podem ser sérias.

A maioria dos traders, felizmente, sofre apenas por conta do ego ferido e do portfólio minguante. Um dos piores traços que a esfera das criptomoedas adquiriu no ano passado foi o fluxo de interesseiros que não se importam com nada, além de garfarem amplos ganhos. Não costumava ser assim. Embora lucro sempre fosse o cerne do trading de bitcoin e shitcoins, não havia a mesma obsessão com riqueza, “lambos” e todas as outras promessas de sucesso. Estudar a queda dos traders que pensaram que tinham adquirido tudo isso é uma importante lição sobre o que não fazer quando a próxima ascensão do mercado ocorrer. Até lá, rir da desgraça dos outros é um dos poucos prazeres dos traders que seguem no mercado.

Leia mais: Co-fundador do Ethereum: recente queda nos valores não impedirá o crescimento do mercado

Fonte: Bitcoin.com