Robô de Trade que venceu o dia 12/3 lança novas estratégias ainda mais seguras

Robô de Trade Profitien lança setup com stop eficiente e seguro!

A Profitien é uma iniciativa de automação em robôs de Trading no mercado de criptoativos. O ponto interessante é que a plataforma não faz custódia. O Bitcoin sempre estará na conta do cliente e a ligação entre a conta e a solução em Trading automatizada é feita via API da corretora utilizada – hoje a Bitmex – e o código da Profitien.

Um ponto do projeto que é um diferencial é o trabalho da equipe técnica com os Backtests.

Todos os setups (estratégias de trading) são testados com critério rigoroso em um ambiente próprio desenvolvido pela Profitien que traz um histórico desde Dezembro/2017, onde o preço do Bitcoin atingiu a alta histórica em $20mil. Com isso, todas as estratégias passam por um teste detalhado, mês a mês, de mais de 2 anos para trás.

Depois que um setup é aprovado no backtest, dependendo de algumas variáveis, ele ainda precisa ficar alguns dias ou semanas operando em conta real, ainda em teste, ou seja, não disponível para os usuários, para, só depois de aprovado em ambiente de produção, ser disponibilizado para todos os clientes.

Os resultados das operações de testes em contas reais vão sendo divulgados nos canais da Profitien, no Telegram, praticamente em tempo real.

E como funcionam as estratégias novas?

No dia 28/04, duas novas estratégias foram lançadas na Plataforma: a CRETA (Moderate) e a Cerca S5 (moderate)

As duas são variações de market maker , com stop, com conceitos de operações bem diferentes cada uma e, consequentemente, atende a perfis de risco diferentes também.

A CRETA é uma estratégia com 3 entradas que não utiliza a condicionante inteligente do tradicional, mas utiliza outras funcionalidades no código. Ela fica exposta o tempo todo no mercado, 24h por dia, e teve um resultado de Backtest bem interessante, com uma média mensal de +7,44% em 28 meses (imagem abaixo).

Robô de Trade Creta

A última entrada da Creta é uma proteção com cálculo de preço médio testado estatisticamente pelos profissionais da Profitien.

Se vem uma pergunta na sua cabeça sobre risco, sim, há o risco. Existe a possibilidade de fechar o mês com o resultado negativo, assim como muito positivo também. O ideal é que o investimento neste robô seja de médio/longo prazo visando aproveitar a performance média do backtest.

Na imagem do Backtest, você consegue ter dados de performance em percentual de cada mês, quantidade de stops no mês, quantidade total de operações e total que chegou na última entrada, o risco (stop/total) e o id cadastrado no sistema de backtest para cada mês. Na coluna saldo você ainda consegue ver a evolução de 1 bitcoin até o final do teste em mais de 2 anos.

Já o Bot Cerca S5 é uma estratégia com uma cerca de 5 entradas calculadas estatisticamente e com a atribuição da condicionante inteligente usada no Bot Tradicional (já vamos falar dele, afinal ele venceu o dia 12/3!) e ainda com stop. Ela apresenta resultados mais equilibrados com +5,55% de média mensal em 26 meses de backtest e com loss bem tolerável no mês (imagem abaixo).

Robô de Trade Cerca S5

Interessante nesse teste é que de 26 meses, somente 3 fecharam no negativo, sendo 2, menos que 1% de loss… todos os demais fecharam positivos.

E o robô que venceu o Corona Day (12/03) ?

Esse é o Tradicional que está disponível na plataforma desde o começo de março. Ele é um bot de market maker simples com uma poderosa condicionante inteligente que permite que o robô só opere no momento ideal.

No dia 12/03, houve uma queda de mais de $3000 no preço do Bitcoin e o robô estava ligado. Logo teve uma correção de mais de $1000 para cima, o robô ligado fez a leitura correta do mercado e só operou na hora certa.

Muitos robôs no mercado liquidaram nesse dia. Outros tiveram perdas muito grande. Mas o Bot Tradicional (Moderate) da Profitien fechou o mês de março com  um lucro de +10,30%. (Ver vídeo do resultado!)

Quais são os riscos reais de cada Bot da Profitien ?

No mercado financeiro, principalmente em renda variável, sempre haverá riscos.

É importante que fique claro que poderá haver dias e até meses inteiros que os resultados sejam negativos e isso faz parte do processo. Não há iniciativa em Trading onde só se tem ganhos. A perda também faz parte, é escopo de trabalho.

A equipe de profissionais da Profitien , justamente, visa minimizar esses riscos.

O Bot Tradicional não usa stop, mas a condicionante operacional dele é muito severa e essa lógica só vai permitir que o robô opere nos momentos que é seguro operar, fazendo a leitura de vários dados no mercado.

No Backtest dele, em nenhum momento ele foi liquidado, em 26 meses. E isso considerando meses atípicos como Dezembro/2017, onde o BTC atingiu a sua alta histórica, e em Março/2020, onde tivemos a maior queda da história do Bitcoin em 1 dia de operação.

Mas sim, mesmo que no histórico dos testes nunca tenha sido liquidado, o risco existe, apesar de ser muito improvável. Neste ponto, se o seu perfil não tolera esse tipo de risco, você pode utilizar os robôs com stop: o Creta e a Cerca S5.

Nos bots com stop, o risco de liquidar é zero. Mas há o risco de fechar dias e meses com perdas.
Nesse ponto, a equipe explora no detalhe os Backtests com o máximo de dados possíveis para que esses riscos sejam minimizados.

Os backtests são levados muito a sério e há vários critérios de aprovação para que uma estratégia passe e seja disponibilizado pro cliente final. Por exemplo, se uma estratégia performou menos que +2% ao mês em mais de 2 anos de testes, ela é reprovada. Como esse, há outros critérios de aprovação e alguns específicos pelo perfil de cada estratégia.

A longo prazo, estatisticamente, as chances de fechar uma média mensal positiva são bem maiores. Os testes corroboram as informações.

Enfim, parece que começamos a ver um trabalho sério feito com robôs de trading.

E como utilizar o robô?

É bem simples, primeiro é preciso fazer um cadastro na plataforma da Profitien (clica aqui). Depois, você pode conectar a sua conta da Bitmex e já começar a utilizar o robô. Se tiver dificuldades, você pode fazer o download de um Tutorial muito prático no grupo do Telegram da Profitien.

E precisa pagar antes?

-Não. Você deposita bitcoin na sua conta da Bitmex e liga o robô e só depois de 30 dias do robô ativado é que você vai pagar uma taxa de performance sobre o lucro que o robô fez. Essa taxa, atualmente é de 35% e não precisa pagar nenhum valor mensal, só uma fração do lucro.

Outro ponto interessante é que você pode usar quantos robôs quiser em 1 conta na Profitien. Para cada robô, você precisa ter 1 conta diferente na Bitmex, mas você pode gerenciar tudo na Profitien (imagem abaixo)

Robô de trade Profitien

Interessante né?

Bom se quiser saber mais detalhes, entra no grupo público da Profitien no Telegram, verifique a mensagem fixada que mostra as perguntas frequentes e as respostas.
Logo abaixo do conteúdo da mensagem fixada, tem o resumo dos Backtests das estratégias e um arquivo Tutorial que ajuda no cadastro para download.

E aí, robô de trade funciona? Responda aqui nos comentários e vale conhecer e experimentar a Profitien.

 

 

 

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/