Robôs, IA e carros autônomos: o que Bill Gates pensa sobre esses assuntos

Em reunião da Microsoft Research, em Washington, Bill Gates falou sobre diversos assuntos, dentre eles a importância e o futuro das IAs

Fundador da Microsoft, bilionário e considerado um dos homens de maior sucesso dos últimos 50 anos. Bill Gates é referência em qualquer assunto ligado a tecnologia e negócios.

Durante reunião realizada na Microsoft Research com cobertura da Fast Company, no dia 17 de julho, Bill Gates falou sobre diversos temas. Dentre eles estão inteligência artificial, carros autônomos, robôs e a própria Microsoft.

“Eu diria que a maior parte da oportunidade de fazer os computadores melhorarem o trabalho está à nossa frente e não atrás de nós”, explicou Bill Gates a respeito dos esforços de diversas empresas no desenvolvimento de IAs voltadas para veículos autônomos.

Gates demonstrou ceticismo acerca da pesquisa dos veículos autônomos e incerteza sobre o sucesso destes:

“Tem tanta demanda por responsabilidade, por lidar com situações arbitrárias que são inesperadas, como se alguém parasse na sua frente ou a bola rolasse [para a rua].”

O posicionamento de Gates a respeito dos veículos autônomos é contrário ao apresentado pelo gigante rival da Microsoft, o Google. Em matéria postada pelo Webitcoin no último dia 29, podemos perceber como o Google está apostando alto na pesquisa e desenvolvimento dos carros sem motoristas. Você pode conferir a matéria clicando nesse link.

Futuro

A reunião realizada em Washington recebeu bastante ênfase na temática das inteligências artificiais. Para ele, é possível que as IAs podem, no futuro, mudar completamente a forma como enxergamos o trabalho e como ele é aplicado na vida das pessoas.

Quando questionado sobre robôs inteligentes, Bill Gates demonstrou otimismo acerca da utilização dos mesmos nas tarefas cotidianas.

“Tarefas como limpar uma sala ou montar algo, se elas puderem ser feitas por robôs, e eventualmente esses robôs não serão tão caros”, disse ele.

Acerca da Microsoft, Gates explicou que IA nos produtos da sua mega companhia desenvolverá “uma profunda compreensão dos fatos e da linguagem dos usuários e de seus negócios.”

Por fim, Bill Gates enalteceu a função da educação na formação dos jovens, chamando-a de “chave-mestra”.

“Se você pudesse melhorar a educação, então você compra muitas gerações de trabalhadores que estão bem adaptados a como essas demandas serão.”

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.