Governador da Flórida, Ron DeSantis, busca bloquear a criação de um dólar digital

Ron DeSantis pede proibição da criação do dólar digital, citando preocupações com privacidade e poder governamental.
Ron DeSantis, o governador republicano da Flórida que é esperado para concorrer à presidência em 2024, pediu uma proibição na criação de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos.
DeSantis fez os comentários durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, enquanto estava em frente a um pódio que dizia “Dólar Digital do Grande Irmão”, alegando que a criação de um dólar digital daria “mais poder” ao governo.
“[Um CBDC] fornece ao governo uma visão direta de todas as atividades dos consumidores”, disse o governador da Flórida. “Qualquer maneira que possam entrar na sociedade para exercer sua agenda, eles farão. Então, do que se trata a moeda digital do banco central é vigiar os americanos e controlar o comportamento dos americanos.”
O candidato à presidência citou preocupações com a crescente inflação nos EUA, o aumento das taxas de juros e a recente pressão sobre os bancos como exemplos de como as políticas governamentais tiveram diretamente um efeito negativo nos consumidores dos EUA.
Para ajudar a apoiar seu argumento, DeSantis apontou para a implementação do yuan digital na China como uma tentativa do governo chinês “de monitorar o comportamento dos cidadãos, permitindo a vigilância dos hábitos de consumo e cortando o acesso a bens e serviços”, e destacou a adoção morna do e-Naira na Nigéria.
“Você está abrindo uma grande caixa de Pandora e está entregando um enorme poder ao banco central”, ele alertou.