Rostin Behnam: “Está na hora mudar o Bitcoin para Proof-of-Stake”

behnam01 interna
Presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) apoia o Bitcoin como Proof-of-Stake. Imagem: Reprodução.

Supostos problemas ambientais, além da quantidade “colossal” de energia necessária para fazer a blockchain funcionar são alguns dos argumentos do executivo.  

Bitcoin PoS?

Rostin Behnam, presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), autarquia norte-americana, defende a mudança do mecanismo de consenso do Bitcoin para Prova de Participação (Proof-of-Stake). As informações são do ZyCrypto.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (18) durante o evento POLITICO’s Sustainability Summit. Segundo Behnam, o mecanismo de consenso atual, Prova de Trabalho (Proof-of-Work) jamais foi ecologicamente amigável. Além disso, o consumo “colossal” de energia é algo que traz preocupação a governos ao redor do mundo.

Confira a fala do executivo:

“Há um claro deslocamento entre o uso e a geração necessários para minerar estas moedas e o tipo de produção econômica que estamos vendo dos próprios ativos digitais. Isso pode se reequilibrar com o tempo, mas agora está claramente distorcido.”


Este é o primeiro mandato de Behnam dentro da CTFC. A fala foi realizada após o mesmo ser questionado sobre o consumo energético dos dispositivos utilizados para a produção de novas criptomoedas.

Mudança necessária

Behnam disse “dar crédito a muitos membros da indústria”, que passaram a reconhecer o problema e a refletir sobre métodos alternativos de mineração:

“Você pode estar familiarizado com as terminologias “proof-of-work” e “proof-of-stake”, que são apenas métodos de mineração… “Proof-of-work” requer muito mais energia que “proof-of-stake” e muitos programadores estão migrando para a segunda opção.”

Com a mudança, o regulador acredita que investidores serão motivados a injetar seu capital em iniciativas mais ecologicamente sustentáveis.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.