Ruas de El Salvador recebem protesto anti-bitcoin

Nem todo mundo em El Salvador está convencido com a decisão do governo de fazer do bitcoin uma moeda legal.

Nos últimos dias, as ruas de El Salvador testemunharam um protesto pacífico contra a lei aprovada pelo governo de Nayib Bukele.

Como mostram as imagens publicadas pelo La Prensa Grafica, um grupo de cidadãos, incluindo representantes sindicais e associações estudantis, pediu a revogação da lei, alegando que ela foi imposta sem consulta à população.

Nos banners assinados por Resistencia e Rebeldia se lê No queremos Bitcoin en El Salvador (Não queremos bitcoin em El Salvador).

Na verdade, o protesto também foi dirigido ao governo Bukele, que é considerado um regime. Isso é demonstrado pela presença de outra faixa que dizia: Resistencia y rebeldia popular contro el regimen de Bukele (Resistência e rebelião popular contra o regime de Bukele).

Segundo Idalia Zuniga, ativista do Bloco de Resistência y Rebeldía Popular, essa lei está errada. Ela disse durante a demonstração:

“É uma lei que gera insegurança jurídica e pode ser usada para fraudar usuários e facilitar a lavagem de dinheiro, e também há uma recusa popular em aceitar essa lei não consultada.”

Na verdade, entre as principais objeções está o fato de a lei não ter passado pelo parlamento local para aprovação.

De acordo com o La Prensa Grafica, uma pesquisa com estudantes revela que 77,5% deles consideram a decisão do governo injusta.

Bitcoin legal em El Salvador

Quando Nayib Bukele anunciou em junho passado que o bitcoin se tornaria moeda legal, ele também indicou os motivos. A economia de El Salvador depende de remessas dos Estados Unidos. Remessas em bitcoin, em vez de dólares, economizariam nos custos de comissão.

Além disso, o bitcoin terá curso legal, mas não substituirá o dólar americano (a moeda atual usada em El Salvador). Pelo contrário, o dólar e o bitcoin irão coexistir.

Além disso, foi desenvolvida uma carteira especial para facilitar a divulgação: ao fazer o download, todos os usuários terão 30 dólares em bitcoin.

A partir de setembro, tudo isso será uma realidade e resta saber o impacto que terá na população. E, acima de tudo, se a circulação do bitcoin convencerá até mesmo os céticos.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.