A Rússia abre totalmente as portas para as criptomoedas

Rússia

Banco Central da Rússia anuncia plano para um sistema de pagamentos mais aberto e inclusivo

A Rússia está lançando um novo sistema de pagamento “sem restrições”, que permitirá o uso de moedas digitais em pagamentos transfronteiriços. Segundo o ministro das Finanças, Anton Siluanov, as partes envolvidas poderão fazer pagamentos de liquidação sem a interferência de outros países.

Moeda digital ‘sem restrições’ no novo sistema de pagamento da Rússia

De acordo com a agência de notícias Tass, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, anunciou na segunda-feira o lançamento de um novo sistema de pagamento que permitirá o uso irrestrito de moedas digitais em pagamentos internacionais. O sistema será baseado em tecnologias modernas, incluindo ativos financeiros digitais.

As moedas digitais podem ser usadas em pagamentos transfronteiriços. Esta é apenas a fase inicial das discussões, mas o futuro está no uso do rublo digital, do yuan digital e de outras moedas semelhantes.

Como enfatizou Siluanov:

Este é um sistema de pagamentos sem restrições. Duas partes chegam a um acordo, fazem pagamentos de liquidação e nenhum outro país pode intervir e congelar esses pagamentos

Devido às sanções econômicas impostas pelos EUA e outras nações ocidentais, a Rússia busca reduzir sua dependência do dólar americano. O Banco da Rússia tem explorado a criação de uma moeda digital, o rublo digital, para se afastar do dólar.

Um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA em julho de 2021 detalha que o lançamento de um rublo digital reduziria ainda mais a dependência da Rússia da infraestrutura de pagamentos ocidental centrada no dólar.

O impulso de desdolarização da Rússia

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, afirmou que o rublo russo e o yuan chinês estão sendo utilizados em acordos mútuos entre Rússia e China, substituindo o dólar americano. Ao ser questionado sobre a possibilidade do rublo ou yuan substituírem o dólar, o ministro não respondeu diretamente.

Já estamos olhando para isso. Para o bem ou para o mal, penso eu, esta é a situação atual. Esta é a nossa moeda… Já está substituindo o [dólar]. Se olharmos para a estrutura do comércio entre a Rússia e a China, agora mais de 70% – já está em nossas moedas nacionais.

Países do BRICS está se empenhando para concluir a desdolarização

O Banco da Indonésia está seguindo a liderança do bloco BRICS ao reduzir o uso do dólar americano em transações comerciais e financeiras, disse seu governador, Perry Warjiyo, em entrevista coletiva.

A Indonésia já implementou o sistema de comércio de moeda local com várias nações, incluindo China e Japão, e planeja assinar um acordo com a Coréia do Sul em breve.

Enquanto os EUA continuam a armar o dólar, os países estão buscando alternativas, desde a criação de novas moedas comuns até o uso de moedas locais. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, admitiu recentemente que as sanções econômicas usadas contra países pelos EUA colocam em risco o domínio do dólar.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future