Rússia está desenvolvendo uma exchange governamental
Além de quererem desenvolver o rubro digital, os legisladores russos pretendem criar uma exchange de criptomoeda estatal
Segundo Vedomosti, membros da Duma Estatal, o parlamento da Rússia, “começaram a desenvolver um projeto de emenda” que envolve “criar uma exchange cripto nacional na Rússia”.
O meio de comunicação citou uma “fonte próxima à Duma Estatal” afirmando que as negociações sobre a exchange estão em andamento desde “meados de novembro”. As fontes alegaram que os parlamentares haviam “discutido” o assunto com “participantes do mercado”, provavelmente participantes da indústria cripto russa.
Um dos parlamentares, membro do Comitê de Política Econômica da Duma, confirmou que o projeto de emenda foi discutido.
O Vedomosti citou o MP Sergey Altukhov, membro do Partido Rússia Unida, afirmando:
Não faz sentido dizer que as criptomoedas não existem. Mas o problema é que [cripto] circula em um grande fluxo fora da regulamentação do governo. Isso representa bilhões de rublos em receita orçamentária perdida, na forma de renda não tributada.
Mas obstáculos significativos podem retardar o progresso da proposta. As fontes do Vedomosti admitiram que nem o Ministério das Finanças nem o Banco Central compareceram às reuniões.
Em vez disso, os parlamentares esperam compilar suas propostas em um documento e “submetê-lo à discussão” tanto ao governo quanto ao Banco Central.
Por que os deputados russos querem criar uma exchange de criptomoedas ‘nacional’?
As sanções internacionais atingiram duramente as negociações russas. Mas algumas empresas estão experimentando transações com criptomoeda, permitindo que os traders contornem os Bancos e o sistema de mensagens SWIFT.
A maior ruga envolvida nisso, no entanto, é a posição do Banco Central. O regulador adotou uma postura veementemente anticripto e refuta resolutamente a ideia de permitir cripto “na economia russa”.
Mas o plano de “criar uma exchange nacional de criptomoedas” permitiria que as empresas comerciais pagassem e recebessem pagamentos de “parceiros estrangeiros” sem “restrições”. Os MPs veem o câmbio como um facilitador para as empresas que buscam abastecer os clientes nacionais com produtos importados.
A ideia de lançar uma exchange de criptomoedas “oficial” não é totalmente nova na Rússia. Os parlamentares discutiram a ideia de permitir que a Bolsa de Moscou execute uma plataforma de negociação de criptomoedas em junho.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future