Dmitri Medvedev vê promessa na regulamentação de criptomoedas entre países

O Primeiro Ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, acredita que a regulamentação das criptomoedas não deveria acontecer em apenas um país, mas sim uma ação unificada entre todos os países da União Econômica da Eurásia (EAEU), conforme reportagem do jornal local Vedomosti, veiculada hoje (2 de fevereiro).

Em uma conferência intitulada “Agenda Digital na Era da Globalização ”, sediada hoje em Almaty, no Cazaquistão, Medvedev falou sobre a necessidade de regulamentação em escala internacional, especialmente em relação à EAEU, que é composta por Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. Nas palavras do primeiro ministro:

“É impossível introduzir estes princípios [regulamentar criptomoedas] em um único país, nossa proposta deve envolver toda a União.”

Em dezembro de 2017, o presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu a criação de uma criptomoeda multinacional, a ser adotada pelos países da EAEU e do bloco econômico conhecido como BRICS, do qual o Brasil faz parte. Desta forma, o uso de blockchain e smart contracts entre estes mercados emergentes será viável.

Leia mais: Botnet infecta meio milhão de servidores para minerar milhares de Monero

Apesar de Medvedev ter se manifestado apenas em relação à EAEU, ele repetiu a ideia do presidente russo sobre a criação de uma criptomoeda multinacional, além de falar sobre um sistema regulador mundial, referindo-se a serviços de pagamento, não apenas ao protocolo blockchain. Medvedev afirmou:

“De qualquer forma, nós não devemos nos limitar a modelos nacionais. Meus colegas disseram que criptomoedas podem ser usadas para realizar pagamentos. Vamos tratar disso de forma cuidadosa, pois nossas economias estão estreita e fortemente vinculadas.”

medvedev
À esquerda, o primeiro ministro russo, Dmitri Medvedev. À direita, o presidente russo, Vladimir Putin.

Em março de 2017, o primeiro ministro russo pediu que o ministro de comunicações, juntamente com o ministro de crescimento econômico, iniciassem pesquisas sobre o potencial do uso de blockchain no governo.

Leia mais: AMD aumenta produção de GPUs visando atender à demanda do mercado minerador de criptomoedas

Recentemente, no Fórum de Gaidar, ocorrido em janeiro, Medvedev criticou as criptomoedas, chamando-as de “bolhas econômicas” que eventualmente desaparecerão, tendo dito, contudo, que a tecnologia blockchain permanecerá.

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin