Saem primeiros comentários sobre a proibição de derivativos de criptomoedas no Reino Unido

Primeiros comentários sobre a proibição da FCA sobre derivativos de criptomoedas.

As notícias recentes da proibição iminente pela FCA do Reino Unido sobre os derivativos de criptomoedas para investidores de varejo levantaram muitas dúvidas.

Vários comentaristas expressaram opiniões a favor e contra, principalmente entre duas posições extremas.

Por um lado, existem aqueles que apoiam a tentativa da FCA de proteger os investidores não profissionais do Reino Unido, que muitas vezes são considerados não cientes do que esses instrumentos financeiros complexos e às vezes arriscados realmente são, como muitos usuários de varejo de plataformas de criptomoedas são conhecidos por sofrerem perdas significativas ao investir nesses produtos financeiros.

Alguns até argumentam que a proibição poderia ter um efeito positivo sobre o universo cripto, porque eliminaria do mercado de varejo os produtos financeiros de criptomoedas falsas que diluem o valor das criptomoedas com inflação artificial.

Por outro lado, há quem argumente que a proibição privará os investidores e traders de uma ferramenta útil, por exemplo, para se protegerem de prejuízos causados ​​por imprevistos nos mercados de criptomoedas, uma vez que não são raros.

Segundo alguns, trata-se de privar os usuários de uma oportunidade de investimento.

Paradoxalmente, é até provável que essas duas posições aparentemente irreconciliáveis tenham seu próprio fundo de verdade.

Reino Unido, proibição de derivativos de criptomoedas divide o setor

Na verdade, é sabido que muitos investidores de varejo sofrem perdas devido a investimentos descuidados em produtos financeiros derivativos com os quais não estão familiarizados, embora seja verdade que a proibição os impedirá de explorar esses instrumentos, mesmo que de forma correta.

Por exemplo, de acordo com o CEO do Broctagon Fintech Group, Don Guo, a FCA desferiu um golpe severo na liberdade dos investidores no Reino Unido, tanto que eles provavelmente se mudarão para outro lugar. Na verdade, a demanda por esses produtos derivados continua crescendo.

“Certamente acreditamos que deveria haver medidas para proteger os consumidores, mas essa medida desconsidera a crescente demanda entre os consumidores de varejo de participar do mercado de criptomoedas. Além do apetite crescente do investidor, que é em grande parte devido à volatilidade do mercado, os comerciantes são capazes de evitar o incômodo de possuir os ativos e armazená-los em carteiras ”.

 

“Em vez disso, acreditamos que as chamadas medidas de ‘proteção ao consumidor’ da FCA devem se concentrar em eliminar as empresas fraudulentas existentes e priorizar a educação do consumidor, em vez de prejudicar as oportunidades de investimento e se retirar de uma área de crescente importância nos mercados financeiros.”

Na mesma medida, o CEO e fundador do deVere Group Nigel Green disse que a abordagem da FCA para essas ferramentas é bastante enganosa.

Na verdade, a proibição não é sobre a compra direta de criptomoeda, mas apenas sobre produtos com base em seus preços.

Green diz:

“O regulador expressa algumas preocupações válidas em suas novas regras, que saudamos e apoiamos. No entanto, ao invés de banir, a FCA deveria regulamentar o setor em expansão e imparável. Este mercado, graças ao seu crescimento exponencial, precisa de uma estrutura regulatória robusta e executável. Precisa ser examinado. ”

Green também destaca que, de fato, a maioria das grandes instituições financeiras em todo o mundo estão se preparando para oferecer criptomoedas, razão pela qual cada vez mais investidores de varejo estão entrando neste mercado.

Na verdade, é provável que a solução possa, de alguma forma, situar-se entre a proibição total e a liberdade absoluta, e talvez deva avançar em direção a uma regulamentação mais atualizada.

O financiamento baseado em protocolos descentralizados está funcionando na velocidade da luz, enquanto os reguladores parecem estar parados em uma enorme tentativa de trazê-lo para dentro dos regulamentos obsoletos.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.