Samsung deixa de fabricar telefones na China

Após perder grande participação no mercado chinês a Samsung deixa o país

No dia 02 de Outubro, A Samsung encerrou a produção de telefones na China, prejudicada pela intensificação da concorrência de rivais domésticos no maior mercado mundial de smartphones.

O fechamento da última fábrica de smartphones da Samsung na China ocorreu depois que a produção foi encerrada na fábrica da cidade de Huizhou, no sul do país, em junho, e suspendeu outra fábrica no final do ano passado, ressaltando a forte concorrência no país. A imprensa sul-coreana informou que ela empregava seis mil trabalhadores e produziu 63 milhões de unidades em 2017, ano em que a companhia atingiu a produção anual de 394 milhões de dispositivos.

A produção da Samsung na China segue outros fabricantes que mudaram a produção da China devido ao aumento dos custos de mão-de-obra e à desaceleração econômica.

A participação da Samsung no mercado chinês diminuiu para 1% no primeiro trimestre, de cerca de 15% em meados de 2013, uma vez que perdeu para marcas locais de rápido crescimento, como Huawei e Xiaomi.

“Na China, as pessoas compram smartphones de baixo preço de marcas nacionais e telefones de última geração da Apple ou Huawei. A Samsung tem poucas esperanças de reviver sua participação”, disse Park Sung-soon, analista da Cape Investment & Securities.

A maior fabricante mundial de smartphones, disse que tomou a difícil decisão em uma tentativa de aumentar a eficiência. Ele acrescentou que, no entanto, continuará as vendas na China

“O equipamento de produção será realocado para outros locais de fabricação globais, dependendo da nossa estratégia de produção global com base nas necessidades do mercado”, afirmou em comunicado.

A empresa expandiu a produção de smartphones em países de baixo custo, como Índia e Vietnã, nos últimos anos.

vietnan

Samsung está presenteando funcionários demitidos com Galaxy S10+

Com o fechamento da fábrica, os funcionários que tinham mais de 10 anos de trabalho receberam seus benefícios de indenização, mais um Galaxy S10 +, um Samsung Watch e até mesmo uma quantia extra em dinheiro. Alguns funcionários que ficaram por um período menor ganharam um Galaxy A80.

samsung

Todo o processo de encerramento de atividades tem sido acelerado e já se encontra em estágio avançado. A Samsung  agora destinará a demanda dessa fábrica chinesa para outras sedes que atendem à produção global.

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.