Samsung requer três patentes envolvendo criptomoedas e smartphones
Samsung envolve criptomoedas e smartphones em novos requerimentos de patente
A gigante dos eletrônicos, Samsung, preencheu requerimentos para três marcas relacionadas a blockchain para smartphones.
Baseando-se nas descrições fornecidas pela companhia, as três requisições de marcas dizem respeito a fornecer serviços de custódia de criptomoedas em smartphones, indicando que a Samsung pode estar planejando fazer sua entrada no mercado de “smartphone blockchain“, após os recentes lançamentos de Exodus, da HTC, e o Finney, da Sirin Labs, ambos já oferecendo cripto custódia.
O veículo de notícias Galaxy Club relatou que os três requerimentos são chamados Blockchain KeyStore, Blockchain key box e Blockchain Core – nomes que claramente dão dicas sobre a direção que a maior fabricante de smartphones do mundo está tomando. O timing das notícias ressalta o fato de que, apesar dos bem documentados tropeções do cripto mercado em 2018, um número de negócios influentes, como Samsung e HTC, acreditam que as criptomoedas e tecnologia blockchain serão fatores fundamentais de crescimento mais adiante, e estão investindo de acordo.
Samsung apostando em criptos?
Citando uma fonte não nomeada no relatório, o Galaxy Club alega que a Samsung está planejando publicar mais informações sobre seu interesse em desenvolver diversos smartphones com funcionalidades envolvendo criptomoedas e blockchain, como parte da cripto ação da companhia, ainda em movimento.
Em julho, Joel Snyder, um consultor sênior de TI e contribuidor da Samsung Insights publicou um documento revelando que, para o propósito de cripto armazenagem, smartphones oferecem vantagens significativas de segurança em relação a laptops e outros dispositivos, pois a existência de um Trusted Execution Environment (TEE) isola a execução da memória interna, tornando quase impossível para hackers roubarem dados, como chaves privadas de carteiras.
Alinhado a isso, a Samsung pode estar apostando na adoção de criptomoedas como próxima evolução de usuários que aumentará as vendas de seus smartphones. As descrições das solicitações fazem alusões diretas à intenção de construir soluções relacionadas a blockchain para dispositivos mobile. Por enquanto, não se sabe se a Samsung pretende oferecer esses serviços em seus modelos a serem lançados, como o S10, previsto para ser revelado em breve.
As solicitações coroam um ano cheio de atividades relacionadas a criptomoedas por parte do conglomerado sul coreano, que não se acanhou perante o ano difícil para investidores. Em setembro, a Samsung firmou um acordo com a companhia canadense de mineração de Bitcoin, Squire, para desenvolver e fabricar novos chips ASIC para suas operações, viabilizando a competição com a série Antminer, da Bitmain.
Fonte: CCN