Samy Dana pode se tornar um bitcoiner?
Samy Dana: Não tenho nada contra o Bitcoin nem outros criptoativos, são arriscados, podem ser úteis principalmente em momentos em que o governo está gastando muito dinheiro, imprimindo dinheiro.
Participando do Master Podcast no mês passado, 12 de novembro, Samy Dana em entrevista ao Lord Vinheteiro deixou claro sua posição em relação ao Bitcoin e as criptomoedas.
Samy hater do Bitcoin
Samy é conhecido como um hater do Bitcoin por conta de suas frases no twitter, jornais e TV. O Ph.D em Business, professor da FGV e comentarista econômico errou diversas previsões sobre o BTC desde 2014.
Folha de São Paulo, 2014:
“Uma onda de regulação precisaria ser implementada para ajustar o funcionamento desta quase moeda”
Gazeta do Povo, 2014:
“A possibilidade [de bolha] é enorme porque o Bitcoin não tem o menor lastro, ninguém garante os preços. E isso pode explodir.”
Exame, 2015:
“Minha dica é: evite isso. Voce pode ganhar muito, mas o risco não vale a pena”
G1, 2017:
“Eu não recomendo. Tem um risco, uma oscilação muito grande e o retorno acaba não compensando”
G1, 2018:
“Particularmente acredito que há uma bolha, que se parece uma bolha de preços no bitcoin.”
G1, 2019:
“Acho que o risco não compensa, ainda mais que no Brasil tem outros instrumentos que pagam relativamente bem.”
Isso não é tudo, mas parece o suficiente pra um bom entendedor.
Samy está mudando de posição ou foi mal entendido?
Durante o podcast, o economista deixa bem claro que vê grande potencial no bitcoin e em outras criptomoedas, embora ele ainda faça algumas ressalvas.
“As criptomoedas ainda não são aceitas, mas quer dizer que vai ser sempre assim? Não! Eu acho que é uma tecnologia incrível.”
Para Samy, a comunidade cripto o interpreta mal.
“O Pessoal de Bitcoin me odeia, mas acho que eles não entendem um pouco o que eu falo. O que que eu falo? Que isso é um ativo de risco! Muitas pessoas podem se machucar.
É: Entendam os riscos! A pior coisa é você entrar com dinheiro sem saber o risco que alguma coisa tem.
E o risco está ligado à oscilação.”
Segundo o economista, na época da Globo ele só estava alertando as pessoas sobre o risco e ele acreditava que o Bitcoin estava apenas em uma bolha.
“São ativos arriscados (…) Na época da Globo em que eu estava ‘batendo no Bitcoin’, primeiro eu acreditava que estava uma bolha, segundo é que eu estava vendo pessoas simples vendendo tudo para comprar Bitcoin achando que iriam ficar ricos.”
Por fim, Samy endossa o Bitcoin como um hedge contra inflação.
“Não tenho nada contra o Bitcoin nem outros criptoativos, são arriscados, podem ser úteis principalmente em momentos em que o governo está gastando muito dinheiro, imprimindo dinheiro.”
Está opinião do Samy não é nova. A comunidade cripto sempre defendeu isso por conta da escassez e descentralização do rei das criptomoedas.
E o que você acha sobre a alta atual do Bitcoin? Samy Dana pode realmente virar um bitcoinier? Deixe a sua opinião nos comentários.
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.