Santander conectará a América Latina ao serviço de Blockchain da Ripple

O Grupo Santander está expandindo seu uso de tecnologia da Ripple

O Santander está construindo um “corredor de pagamento” que permite que os clientes da América Latina enviem dinheiro para os EUA sem taxas via One Pay FX, um aplicativo mobile que usa o software xCurrent da Ripple, disseram funcionários à CoinDesk.

Atualmente, apenas clientes no Reino Unido e na Espanha podem enviar fundos para os EUA com One Pay FX. Embora o banco não revele quantos países da América Latina planejam se conectar ao corredor, o Santander atende Brasil, Uruguai, Chile e México.

A nova capacidade de pagamento não envolverá XRP, a criptomoeda que a Ripple vende periodicamente para financiar operações e que alimentam seu produto xRapid. No ano passado, o Santander lançou o One Pay FX em quatro países, que representam mais da metade dos lucros do banco: Espanha, Reino Unido, Brasil e Polônia.

Esta oferta está ganhando força, diz o banco.

“Clientes que não estavam fazendo transferências internacionais agora estão usando o serviço, os clientes que estavam usando transferência internacional agora estão fazendo mais, e os clientes que tinham ido para fintechs concorrentes voltaram por causa da oferta da One Pay,” Cedric Menager, CEO de One Pay FX, disse a CoinDesk.

Ao contrário do sistema de mensagens SWIFT que os bancos tradicionalmente usam para fazer transferências internacionais, xCurrent é instantâneo, não tem taxas e dá aos usuários uma visão sobre as taxas de câmbio antes de enviar dinheiro, disse Menager.

Crescimento de volume

Embora o Santander não revele seus volumes de transações para o One Pay FX, ele disse que esses volumes triplicaram de janeiro de 2019 a junho e os volumes para a Espanha aumentaram em 120% em um ano.

A expansão do One Pay FX significará uma mudança maior para alguns clientes da América Latina, que deixarão de fazer transferências internacionais em agências de pagamentos on-line instantâneos, disse Menager.

“A experiência de pagamento internacional nos mercados da América Latina é ainda menos evoluída do que nos mercados europeus”, disse ele. “Há até mesmo partes do mercado latino-americano em que é quase impossível fazer um pagamento internacional on-line”.

O corredor será lançado país por país, e o banco não dirá quando o primeiro país será lançado.

O banco também planeja trazer o One Pay FX para clientes do Santander nos EUA para que eles enviem dinheiro para o exterior, mas ainda não tem data para esse lançamento. O lançamento nos EUA será mais pesado para o banco devido à diferença nas regulamentações financeiras.

O Santander também está desenvolvendo o Pago FX, que será um produto de pagamento xCurrent internacional para clientes não-Santander, na tentativa de conquistar esses clientes de outros bancos.

“Os pagamentos internacionais são uma forma de adquirirmos clientes que tiveram uma experiência dolorosa no setor bancário tradicional”, disse Manger.

Fonte: CoinDesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.