Santander fecha acordo tecnológico com IBM que inclui o uso de blockchain

Santander e IBM utilizarão tecnologias emergentes em novo programa, dentre elas a blockchain

Um dos maiores bancos da Europa, Santander, e a gigante do ramo tecnológico IBM anunciaram um acordo para acelerar o desenvolvimento da instituição bancária em relação às novas tecnologias, como blockchain.

O acordo de cinco anos tem o objetivo de melhorar os serviços da instituição financeira, utilizando tecnologia emergentes — como blockchain, inteligência artificial e big data — fornecidas pela IBM.

O acordo entre IBM e o maior grupo financeiro da Espanha foi avaliado em aproximadamente US$700 milhões. A ação visa reduzir os custos anuais do banco com TI, além de possibilitar significativamente que o Grupo Santander evolua em direção ao ambiente de TI mais aberto, flexível e moderno que ele requer.

David Soto, diretor geral da IBM nos assuntos relacionados ao Grupo Santander, foi citado durante o comunicado emitido à imprensa:

“O Grupo Santander está utilizando as tecnologias da IBM para ter suporte no seu trabalho de segurança e regulatório, para rapidamente desenvolver novos serviços que atendam a demanda emergente dos consumidores, ao utilizar a técnica única da IBM e sua experiência na indústria.”

O Banco Santander criou uma equipe de pesquisa na área blockchain, chamada equipe de Investimento Digital Bancário, para explorar o potencial da referida tecnologia com o intuito de mudar o trading de títulos financeiros e outros instrumentos financeiros.

A IBM recentemente se aliou à companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim para lançar um arquivo que mantém registros clínicos em blockchain.

Fonte: The Cointelegraph