Santander lançará seu app de pagamento baseado em blockchain esta semana em quatro países, sendo o Brasil um deles

O grupo Santander Group lançará seu aplicativo baseado em blockchain para pagamentos internacionais nesta sexta-feira.

Leia mais: Ripple investiu US$25 milhões em XRP na Blockchain Capital

Segundo uma reportagem do Financial Times publicada hoje, o aplicativo, chamado One Pay FX, estará inicialmente disponível para seus clientes em quatro países – Espanha, Reino Unido, Brasil e Polônia.

O grupo declarou suas expectativas em fornecer o serviço para mais países nos próximos meses, a fim de alcançar pequenos negócios e, possivelmente, estender este alcance para outras instituições financeiras.

Criado sobre a tecnologia de registros distribuídos fornecida pela Ripple, o aplicativo está sendo lançado após dois anos de desenvolvimento, tornando o Santander um dos primeiros bancos a oferecer pagamentos internacionais baseados em blockchain para seus clientes.

Leia mais: EOS exibe apreciação de 33% ao se aproximar do airdrop, e o mercado acompanha

ripple labs

Sua divisão do Reino Unido iniciou o processo de desenvolvimento, após uma reunião com a Ripple, em 2016. À época, o banco estava testando o aplicativo com sua equipe no Reino Unido.

O produto também é resultado da próspera parceria entre Ripple e Santander, que através do seu braço de capital de risco, InnoVentures, investiu US$4 milhões na primeira rodada de financiamento da Ripple, ocorrida em 2015.

O Grupo Santander indicou em apresentações passadas que o aplicativo é baseado na plataforma xCurrent da Ripple, uma rede distribuída desenvolvida para pagamentos internacionais instantâneos. O xCurrent não utiliza XRP, a moeda nativa derivada do blockchain da Ripple.

Conforme relatado pelo Financial Times, as transações internacionais dos quatro países inicialmente atendidos pelo aplicativo totalizam quase metade do volume de clientes do Santander.

Leia mais: Fundação Getúlio Vargas oferecerá mestrado em criptomoedas

Fonte: CoinDesk