Satoshi Nakamoto: criador do Bitcoin fez sua última aparição há exatos 13 anos
Já se passaram 13 anos desde que Satoshi Nakamoto entrou no fórum bitcointalk.org pela última vez e deixou a comunidade do Bitcoin para sempre.
Satoshi Nakamoto esteve ativo pela última vez no popular e veterano fórum bitcointalk nesta data há 13 anos.
Satoshi não queria ser uma “figura misteriosa e sombria”. Em vez disso, o criador do maior criptoativo do mundo queria se concentrar no projeto de código aberto e dar mais crédito aos colaboradores de desenvolvimento.
“Mais trabalho a fazer”
Mais de uma década depois, a identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um mistério não resolvido. O criador do Bitcoin contribuiu significativamente de 2008 a 2010. Em uma mensagem final para a comunidade, Nakamoto escreveu um tópico no bitcointalk.org chamado “Added some DoS limits, removed safe mode”. Na última mensagem, ele enfatizou que “há mais trabalho a fazer”.
Antes do fato, Nakamoto era bastante ativo no fórum. Este foi o momento em que o Bitcoin estava sendo negociado a US$ 0,20 e a rede “não era nada resistente a ataques DoS”. Alguns dias antes disso, Nakamoto também expressou aborrecimento com o Wikileaks alavancando doações de Bitcoin quando a rede ainda era muito pequena. A medida seguiu o bloqueio financeiro dos EUA enfrentado pelo Wikileaks, pois empresas de pagamento como Paypal, Mastercard e Visa pararam de atender aos denunciantes sem fins lucrativos.
O colapso financeiro de 2008 desencadeou resgates bancários e um ciclo de austeridade. Posteriormente, isso enfraqueceu a confiança do público em governos e instituições, e o Bitcoin surgiu como uma resposta a essa crise global de legitimidade.
O que mudou?
Muita coisa mudou na existência do Bitcoin. Desde os primeiros dias, Satoshi Nakamoto previu que as camadas construídas sobre a blockchain do Bitcoin permitiriam expandir sua narrativa além do “dinheiro sólido”. A programabilidade é apontada como um dos muitos fatores que potencialmente transformariam o Bitcoin na estrutura ideal para desenvolver os recursos da Web3.
A ambiciosa atualização do Taproot implementada em novembro passado abriu essencialmente o caminho para acelerar os serviços financeiros descentralizados por meio da rede do Bitcoin.
O ano de 2022 foi bastante caótico, volátil e financeiramente brutal, marcado por inúmeras falências, o infeliz colapso do ecossistema multibilionário da Terra e a catastrófica falência da FTX. Mas o Bitcoin permaneceu resiliente. Além disso, a adoção do Bitcoin e outras criptomoedas cresceu mais de 800% no ano passado.
Para não esquecer, o Bitcoin foi adotado para funcionar como moeda legal em El Salvador e na República Centro-Africana (CAR). Há especulações de que muitos outros países provavelmente seguirão o exemplo.
- Veja também: O analista do Barely Sociable acredita que o CEO da Blockstream, Adam Back, é Satoshi Nakamoto