Satoshi_one, o primeiro tênis rastreável do mercado, está à venda

O Satoshi_one é um tênis rastreável produzido por uma marca francesa entusiasta da tecnologia e da cultura crypto. A pré-venda já está disponível via internet

No final de maio, a Satoshi Studio, uma marca francesa, anunciou a produção do Satoshi_one, o primeiro tênis com suporte de rastreabilidade pela rede Blockchain Ethereum. E, agora, o produto já está disponível para a compra, pelo site da empresa, com um período de venda antecipada, a US $ 119, e o preço normal anunciado a US $ 179.

A marca que lançou o Satoshi-one tem como princípios norteadores a tecnologia e a cultura crypto e trabalha diretamente com comunidades de artesãos. O tênis é produzido em couro italiano e tem processo de montagem em Portugal, de acordo com informações do CryptoDaily. A ligação com a cibercultura se faz presente, bem como a reverência à Satoshi Nakamoto, o instituidor do Bitcoin, com a inscrição “0.00000001”, em dourado ou prateado.

As cores disponíveis são preto, branco, azul e cinza e os sapatos encomendados agora devem ser entregues no mês de outubro. A venda também é associada à organização Pur Project, com doação de US $ 1 para cada par de tênis comercializado. A entidade atua com projetos comunitários da linha socioambiental, ajudando empresas a fortalecer as cadeias de fornecimento por meio de agroflorestamento, restauração de terras e práticas agrícolas sustentáveis.

Rastreabilidade

O site da Satoshi Studio também coloca a transparência como um dos atributos de marca da empresa. Um fator, sem dúvida, determinante para a iniciativa de rastreabilidade associada ao tênis recém-lançado. A rastreabilidade via blockchain Ethereum garante que cada par de Satoshi_one é único, além de certificar sua propriedade.

Como explicou o fundador da Satoshi Studio, Nicolas Romero, ao CryptoDaily, na saída da fábrica, o tênis ganha uma cópia digital no blockchain Ethereum, da qual constam todas as informações sobre o produto. No recebimento, o cliente digitaliza uma tag pelo aplicativo, acionando um contrato inteligente que vai identificá-lo como proprietário, o que também determina que apenas ele possa realizar transferência de propriedade, com carteira e chave privada.

 

COM INFORMAÇÕES DE: CRYPTO DAILY

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.