E se a Cardano estivesse no “Shark Tank”? Mark Cuban opinou

E se a Cardano estivesse no “Shark Tank”? Mark Cuban opinou

Mark Cuban é visto como uma figura bastante controversa por muitos no meio cripto. Suas opiniões sobre a Cardano não parecem ter sido bem recebidas pela comunidade.

Investidor lendário e também do “Shark Tank”, Mark Cuban recentemente deu uma entrevista compartilhando suas opiniões sobre Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Cardano e outros projetos no espaço cripto. Cuban é uma figura controversa em algumas comunidades de criptomoedas devido às suas opiniões acaloradas sobre os projetos que devem receber a atenção dos investidores e aqueles que podem fracassar.

Sobre a Cardano, Cuban disse que a rede está tendo pouco uso. A criptomoeda e a empresa por trás de seu desenvolvimento, a Input Output Global (IOG), anunciaram grandes atualizações e parcerias com empresas de todo o mundo e governos da região africana. As informações são do site Bitcoinist.

Cuban parecia cético sobre o potencial dessas parcerias e como elas estão sendo traduzidas em volume de transações e outros fundamentos importantes para a Cardano. Na entrevista ao Altcoin Daily, o lendário investidor disse:

“Tem que ter um aí. Você precisa ir à CoinMetrics, ir a todos esses lugares diferentes e procurar transações. Eu acho que as pessoas na África não estão usando tanto quanto eles esperavam porque você não vê as transações, você não vê as taxas, você sabe (…) para mim (transações/atividade de rede) é o indicador de sucesso (…).”

Nesse sentido, Cuban acredita que a Cardano não teve “muito impacto” na indústria de criptomoedas. O investidor do “Shark Tank” enfatizou que essa blockchain implementou recursos de contrato inteligente em 2021 e, desde então, não atendeu às expectativas.

O evento Hard Fork Combinator (HFC) “Alonzo” que forneceu à Cardano recursos de contrato inteligente foi comercializado, segundo Cuban, como um “ponto de inflexão”. No entanto, Cuban não descartou a possibilidade de que essa blockchain possa hospedar a “próxima grande coisa” em criptomoedas. Ele disse:

“(…) desviar a Cardano, eu só não estou vendo (…). Se o aplicativo da próxima série que todos querem usar estiver na Cardano e você tiver que comprar ADA, vá em frente. Isso é ótimo. A porta está aberta para que isso aconteça, mas ainda não aconteceu.”

Cardano ADA ADAUSDT
As tendências de preço da ADA para o lado negativo no gráfico de 4 horas. Fonte: ADA/USDT Tradingview.

Por que Cuban acredita que a Dogecoin tem mais aplicações do que a Cardano?

Quando perguntados se havia algo que ele diria a Charles Hoskinson, inventor da Cardano, se ele estivesse no programa de investimentos de Cuban “Shark Tank”, o lendário investidor respondeu:

“Eu diria: ‘onde está sua receita?’ Só porque é cripto não significa que você não precisa de receitas. Existe essa distorção na criptomoeda chamada de capitalização de mercado, sabe? Você tem um pequeno fluxo; você sobe o preço (…) mas ainda é um negócio, tem que ter um ‘lá, aí’.”

Em termos de caso de uso, Cuban afirmou que a Dogecoin tem “mais aplicações que a Cardano”. O investidor do “Shark Tank” acredita que a Cardano tem uma oportunidade maior de levar um aplicativo ao mainstream até que a Dogecoin se torne “a plataforma para aplicativos”.

Cuban, assim como Elon Musk, é um grande adepto da Dogecoin e vem tentando implementar a moeda meme como um método de pagamento em alguns de seus negócios. No momento da redação desse texto, não há resposta de Hoskinson, mas parece haver uma clara rejeição dos comentários de Cuban por parte da comunidade da ADA.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.