SEC acusada de tentar deliberadamente “matar” XRP favorecendo o Ethereum

A SEC foi acusada de corrupção em suas negociações com a indústria de criptomoeda, especialmente em relação à XRP

SEC XRP
SEC é acusada de querer “matar” a XRP

A disputa legal em curso entre a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o protocolo de pagamento de criptomoeda Ripple, deu uma nova guinada. O pomo da discórdia é que a SEC é tendenciosa para Ethereum sobre o token nativo do Ripple o XRP, de acordo com a publicação do portal Coinspeaker

Na verdade, John E Deaton, fundador da CryptoLaw e sócio-gerente do escritório de advocacia Deaton, apresentou algumas descobertas interessantes alegando corrupção na SEC. De acordo com Deaton, o ex-presidente da SEC Jay Clayton cultivou uma agenda oculta para promover o Ethereum, às custas do XRP em 2018. Clayton se reuniu com o chefe da principal empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, pedindo-lhe para marcar um encontro. A reunião apresentaria alguns dos mais brilhantes representantes da indústria de criptomoeda para deliberar sobre a regulamentação adequada da indústria.

No entanto, como se viu, apenas representantes da Ethereum estiveram devidamente representados na reunião. XRP (que na época era a segunda maior criptomoeda) e outros representantes da moeda digital aparentemente não receberam convites. Deaton alega que isso deu mais crédito ao fato de que a SEC tinha um conflito interno de interesses. Além disso, a agência reguladora que desprezou o então mais proeminente XRP, ressaltou o quanto Clayton estava procurando apoiar a ETH apenas para “matar” o XRP.

A SEC também declarou alguns ativos digitais, incluindo XRP, como se enquadrando em sua categoria de títulos, ao nomear outros como Ethereum como não títulos.

O cão de guarda do governo processa a SEC por conflito de interesses em relação a XRP, Ethereum, outra criptomoeda

No início do ano, o órgão fiscalizador do governo, Empower Oversight, procurou investigar as motivações da SEC por trás de várias acusações. A Empower Oversight solicitou à agência reguladora documentos internos sobre criptomoeda, revelando o suposto conflito de interesses.

Diante disso, a Empower Oversight decidiu entrar com uma ação judicial contra a SEC. Além disso, a Empower Oversight deseja que a agência reguladora cumpra o Freedom of Information Act (FOIA), revelando comunicações internas. Isso incluiria a correspondência entre funcionários graduados e seus empregadores atuais e anteriores sobre ativos cripto.

O processo da Empower Oversight inclui várias alegações, incluindo suborno e tentativa de manipulação de preços de criptomoeda dentro da Comissão. Parte do documento ler:

O ex-funcionário sênior da SEC William Hinman recebeu milhões de dólares em compensação de seu ex-empregador, Simpson Thacher, enquanto ajudava a orientar a regulamentação da SEC sobre criptomoedas. Em um discurso em junho de 2018 em sua capacidade oficial como funcionário da SEC, Hinman declarou que a criptomoeda Ethereum, Ether, não era um título. Após sua declaração, o valor de Ether aumentou significativamente. Depois de deixar a SEC no final de 2020, Hinman voltou a Simpson Thacher como parceiro.

Além disso, a Empower Oversight alegou que a SEC processou a Ripple pouco depois de declarar XRP um título, fazendo com que seu valor caísse 25%. Além disso, de acordo com a agência reguladora, a Ripple vendeu o XRP mesmo sem registro. No entanto, Ripple rebateu acusando a SEC de um padrão duplo. A empresa afirmou que não é muito diferente de outros criptomoedas não registrados.

Não obstante, Ripple CEO Brad Garlinghouse agora diz que espera que o conflito legal em curso com a SEC seja concluido no próximo ano. Em declarações à CNBC, o CEO disse que o juiz agora está fazendo “boas perguntas”. Garlinghouse acredita que o juiz agora entende que o processo não é apenas sobre Ripple.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_