SEC adia decisão sobre ETFs de Bitcoin da VanEck e Bitwise
Teremos que esperar até maio para ver uma decisão sobre ETFs baseados em Bitcoin
A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) adiou sua decisão que permitiria a listagem sobre ETFs baseados em Bitcoin. A SEC publicou sua decisão em um comunicado público datado de ontem, 29 de março.
A Bitwise realizou o pedido junto à NYSE Arca no dia 15 de fevereiro, sob a condição de uma decisão seria tomada dentro de 45 dias. Caso a comissão sinta a necessidade de extender esse período, será permitido extender a análise por um período de 90 dias.
Após a decisão, a SEC deve chegar a uma decisão no dia 16 de maio de 2019.
ETFs são títulos que seguem uma cesta de ativos proporcionalmente representada por ações do fundo, e é visto por alguns como um potencial passo adiante na adoção em massa das criptomoedas.
Grandes pedidos adiados
NYSE Arca e Bitwise inicialmente revelaram planos para lançar ETFs de Bitcoin em janeiro. A NYSE Arca solicitou a permissão para lançar diversos ETFs relacionados a Bitcoin em 2018. A exchange pretendeu lançar cinco ETFs separados ligados a contratos futuros positivos e negativos da NYSE Arca.
A SEC também estendeu sua decisão ao ETF de Bitcoin da VanEck/CBOE Bitcoin ETF. Sob as mesmas condições, a SEC estendeu seu período de revisão inicial de 45 dias para 90 dias. O novo prazo para considerar o ETF acaba no dia 21 de maio.
Embora a CBOE tenha inicialmente feito o pedido no ano passado, em janeiro ela retirou seu pedido quando o governo dos Estados Unidos iniciou uma investida, diminuindo as capacidades operacionais de SEC. CBOE e VanEck reaplicaram o pedido junto à SEC no dia 31 de janeiro, após o governo ter resolvido – mais ou menos – o problema que originou a investida.
O processo de aplicação experienciou diversas postergações, tendo em vista que a SEC adiou suas decisões em múltiplas ocasiões. As empresas realizaram seus pedidos pela primeira vez em 6 de junho de 2018. Em agosto do mesmo ano, a comissão adiou sua decisão até o dia 30 de setembro. A comissão então solicitou comentários sobre a decisão, alegando que a agência não havia chegado a conclusões em relação às implicações da mesma.
Alguns especialistas da indústria expressaram dúvidas sobre a possibilidade de um ETC baseado em Bitcoin. Em janeiro, o cripto empreendedor e contribuidor da CNBC, Brian Kelly, afirmou que não há chance de aprovação de ETF baseado em Bitcoin em 2019.
Fonte: The Cointelegraph