Sec alerta investidores: “Bitcoin pode ser altamente especulativo”

Parece que não veremos tão cedo um Bitcoin ETF com a atual postura da SEC

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) alertou na terça-feira os investidores de fundos mútuos sobre os riscos associados aos futuros de Bitcoin. Chamando-o de um investimento “altamente especulativo”, o regulador disse que sua divisão de gestão de investimentos avaliará o impacto dos investimentos de fundos mútuos em futuros de Bitcoin.

“Como tal, os investidores devem considerar a volatilidade do Bitcoin e do mercado futuro de Bitcoin, bem como a falta de regulamentação e potencial para fraude ou manipulação no mercado de Bitcoin subjacente”, disse a SEC em um comunicado.

Este aviso segue o novo presidente da SEC, Gary Gensler, que diminui as esperanças de um Bitcoin ETF, depois de dizer ao Congresso na semana passada que o mercado de criptomoedas “poderia se beneficiar de maior proteção ao investidor”. Ele também disse que novas regras podem ser necessárias para lidar com a gamificação do comércio popularizada por aplicativos como o Robinhood.

A SEC agora diz que vai “considerar se, à luz da experiência de fundos mútuos que investem no mercado futuro de Bitcoin, o mercado futuro de Bitcoin pode acomodar ETFs.”

A maioria dos defensores da criptomoeda esperava que a confirmação de Gensler como presidente da SEC fosse boa para criptomoedas, mas seus novos avisos e uma longa lista de tarefas regulatórias talvez indiquem que o espaço não é uma de suas primeiras prioridades.

A equipe também analisará o impacto de uma possível fraude no mercado de Bitcoin subjacente e monitorará as avaliações dos fundos das participações.

“Embora o frenesi em torno da Dogecoin possa estar diminuindo, os mercados de criptomoedas continuam exuberantes”, disse Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex.

“Os observadores do Bitcoin sem dúvida ficarão entretidos. O rei das criptomoedas está irradiando verde hoje, pois contém um farol para novas possibilidades.”

Fonte: Markets Insider

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.