SEC arrasta Ripple para o tribunal e XRP colapsa

Ripple está enfrentando um processo movido pela SEC

A notícia agora é oficial. O anúncio foi feito pelo CEO Brad Garlinghouse.

A disputa diz respeito à mesma velha história. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos – SEC, XRP é um título. Portanto, deve estar sujeito aos regulamentos que regem a venda de valores mobiliários nos Estados Unidos. Em outras palavras, XRP, a criptomoeda da Ripple, não possui as características do Bitcoin e do Ethereum, que não são títulos de acordo com a SEC. Resumindo, Ripple é acusado de vender títulos sem as devidas licenças.

A notícia incomodou a equipe do Ripple. O CEO explicou em uma série de tweets:

Hoje, a SEC votou para atacar a criptografia. O presidente Jay Clayton – em seu ato final ( ao sair, org. ) – está escolhendo vencedores e tentando limitar a inovação dos Estados Unidos na indústria de criptografia a BTC e ETH.

Ao fazer isso, o setor ficará paralisado:

Sabemos que as tecnologias de criptografia e blockchain não vão a lugar nenhum. Ripple usou e continuará a usar XRP porque é o melhor ativo digital para pagamentos – velocidade, custo, escalabilidade e eficiência energética. É negociado em mais de 200 bolsas em todo o mundo e continuará a prosperar.

E ele conclui declarando guerra:

A SEC – em descompasso com outros países do G20 e com o restante do governo dos EUA – não deve ser capaz de escolher a dedo como é a inovação (especialmente quando sua decisão beneficia diretamente a China). Não se engane, estamos prontos para lutar e vencer – essa batalha está apenas começando.

O XRP afunda na sequência de uma batalha legal entre Ripple e a SEC

As notícias da batalha legal entre Ripple e a SEC estão baixando o preço do XRP. A criptografia hoje perdeu mais de 8% e seus preços voltaram a ficar abaixo da marca psicológica de 50 centavos, chegando a US $ 0,48 . Entre os 100 primeiros, Ripple é um dos piores da atualidade, atrás apenas do The Graph (GRT, -13%).

Ripple perdeu quase 30 por cento desde seu recorde em 24 de novembro, quando estava acima de 70 centavos. O preço também não parece ter sido muito afetado pela alta do Bitcoin.

Por que o XRP é diferente do Bitcoin e do Ethereum?

Mas por que a SEC está desafiando o XRP? Porque ao contrário do Bitcoin e do Ethereum, ele o considera um produto centralizado . Bitcoin e Ethereum são controlados por uma comunidade, que gera as duas criptomoedas por meio da mineração. BTC e ETH são extraídos e colocados no mercado.

XRP não é extraído. A quantidade é predeterminada. Grande parte do XRP é detido pela Ripple, que aos poucos o injeta no mercado. É precisamente essa posse de tokens que levantou suspeitas sobre o Ripple, que foi acusado de influenciar de alguma forma o preço. Não é por acaso que o pico de preço do XRP na última semana de novembro ocorreu depois que a empresa anunciou que compraria o XRP para manter um mercado mais saudável.

Agora caberá a um tribunal decidir se, apesar dessas peculiaridades, o XRP é uma criptomoeda por direito próprio ou se é um título.

Fonte: CryptoGlobe

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_