SEC atrasa decisão sobre proposta de ETF de Bitcoin da Wilshire Phoenix

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) iniciou um processo para determinar se deve aprovar um fundo de Bitcoin negociado em bolsa (ETF)

De acordo com um documento público publicado na terça-feira, a SEC começou a avaliar a mudança de regra proposta para permitir à NYSE Arca listar e negociar ações de Bitcoin da Wilshire Phoenix. As empresas entraram com a proposta de mudança de regra em maio.

O ETF daria aos investidores exposição a bitcoin e títulos do Tesouro dos EUA. A SEC listou uma série de perguntas para o público em geral, incluindo o que as pessoas pensam da sugestão de que a taxa de referência do CME bitcoin não seja suscetível à manipulação.

A SEC começou a fazer comentários sobre a proposta em junho, e os registros mostram que apenas seis indivíduos enviaram respostas, tanto em apoio quanto contra a permissão de um ETF de bitcoin.

(Um comentário parece exasperado com o processo, com apenas um remetente anônimo escrevendo: “POR DEUS PELA APROVAÇÃO, basta aprovar este bitcoin etf – ISSO SERÁ ETERNO…”)

De acordo com outro documento público, executivos da Wilshire Phoenix, funcionários da NYSE Arca e membros do escritório de advocacia Seward & Kissel se reuniram com funcionários da SEC no início de setembro.

Prazos futuros

A SEC enfrenta um prazo final para aprovar ou desaprovar um ETF de bitcoin proposto pela Bitwise Asset Management no meio de outubro.

A empresa apresentou vários relatórios à SEC, em um esforço para convencer o regulador de que o mercado de bitcoin está maduro o suficiente para suportar esse produto. Ainda não está claro se os reguladores estão convencidos desse fato. O presidente da SEC, Jay Clayton, disse recentemente que, embora o mercado de bitcoin tenha dado passos para amadurecer, ainda há “trabalho a ser feito” antes que um ETF de bitcoin possa ser aprovado.

O VanEck e o SolidX, que também tinham prazo de meados de outubro, retiraram sua proposta conjunta de ETF de bitcoin no início deste mês. O diretor de estratégias de ativos digitais da VanEck, Gabor Gurbacs, disse mais tarde que trazer esse produto “continua sendo uma prioridade”, embora ele não tenha indicado se as empresas arquivariam a proposta da ETF pela terceira vez (a proposta foi retirada anteriormente durante o prolongado desligamento do governo no início de 2018).

Em relação à proposta da Wilshire Phoenix, a SEC tem um mandato legal de 35 dias a partir de agora para tomar uma decisão.

Fonte: CoinDesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.