SEC atrasa decisões sobre mais dois ETFs de Bitcoin

As propostas do Bitcoin ETF Bitwise e Grayscale vivem para ver outro dia – ou apenas obter uma suspensão da execução

SEC atrasa decisões sobre mais dois ETFs de Bitcoin

Se tudo o que você deseja no Natal é um ETF Bitcoin do mercado à vista, o tempo está se esgotando.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA atrasou esta semana decisões sobre duas propostas de fundos negociados em exchanges de Bitcoin, uma de cada um dos grupos de gestão de ativos, Bitwise e Grayscale. Os comissários da SEC agora têm mais 45 dias para revisar as propostas do Bitwise Bitcoin ETP Trust e Grayscale Bitcoin Trust e aprová-las ou negá-las. Uma terceira opção é adiar a decisão novamente.

ETFs são investimentos que são negociados como ações nas bolsas tradicionais, tornando-os acessíveis para os poupadores do dia a dia. Em vez de apresentar uma ação individual, os ETFs rastreiam um grupo de ações ou outros ativos.

Embora a agência ainda não tenha aprovado um ETF à vista de Bitcoin – ela rejeitou os pedidos de VanEck e WisdomTree nas últimas seis semanas, ela permitiu que vários ETFs de futuros de Bitcoin comecem a ser negociados este ano. Mas essas duas coisas não são iguais.

Um Bitcoin ETF seria vinculado diretamente ao preço do BTC em exchanges à vista, como a Coinbase – onde você negocia a criptomoeda por qualquer que seja o preço atual. Os ETFs futuros de Bitcoin estão vinculados aos mercados de derivativos, que os investidores usam para proteger o risco e/ou prever a direção do preço.

O presidente da SEC, Gary Gensler, telegrafou às empresas no início deste ano que os ETFs de futuros BTC seriam seriamente analisados porque se baseiam em uma lei diferente das propostas de ETFs: o Investments Company Act de 1940.

“Quando combinado com as outras leis de títulos federais, o ’40 Act fornece proteção significativa ao investidor para fundos mútuos e ETFs”, disse ele.

Ainda assim, muitos, incluindo os congressistas Tom Emmer (R-MN) e Darren Soto (D-FL), dizem que os futuros do Bitcoin, se houver, são mais arriscados para os investidores porque adicionam complexidade ao usar os mesmos dados de preços subjacentes.

“Questionamos por que, se você se sente confortável em permitir a negociação de um ETF baseado em contratos de derivativos, não está tão ou mais confortável permitindo o início da negociação em ETFs com base em Bitcoin à vista”.

Escreveram os representantes em uma carta aberta ao presidente Gensler.

“Os ETFs à vista de Bitcoin são baseados diretamente no ativo, o que inerentemente fornece mais proteção para os investidores.”

Enquanto Emmer, Soto e outros querem um Bitcoin ETF antes do Ano Novo, eles provavelmente terão que esperar. A menos, é claro, que haja um milagre de Natal. A SEC deve decidir sobre o ETF Kryptoin Bitcoin Trust até 24 de dezembro.

Fonte: DeCrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8