SEC finalmente se posiciona sobre o Bitcoin

SEC conclui que o Bitcoin não é um valor mobiliário

Graças a uma publicação da SEC, o universo do Bitcoin acaba de passar por um momento decisivo, pelo menos do ponto de vista legal.

Em uma publicação de Philip Liu, da Arca, uma empresa de consultoria de investimentos em ativos de criptomoedas, a Securities Exchange Commission (SEC) dos EUA finalmente deu uma posição concreta sobre seus pensamentos sobre o Bitcoin.

https://twitter.com/PhilipLiu/status/1180310282167410688

O documento foi emitido em resposta a um caso específico da Cipher Technologies Bitcoin Fund (“Cipher”), empresa que registrou um pedido junto à SEC para tornar-se um fundo de intervalo fechado e uma “empresa de investimento” sob a Lei da Empresa de Investimento de 1940 (“Lei 40 ‘”). Em observações por escrito à Comissão e em reunião presencial, a Cipher assumiu a posição de que o Bitcoin é um valor mobiliário.

A SEC discordou, escrevendo que acredita que a principal criptomoeda não se encaixa na descrição de um valor mobiliário, conforme definido pelo Howey Test e pela estrutura de ativos digitais da SEC publicada em abril deste ano. Foi escrito:

“Entre outras coisas, não acreditamos que os compradores atuais de Bitcoin estejam confiando nos esforços gerenciais e empreendedores essenciais de outros para produzir lucro. Consequentemente, como a Cipher pretende investir substancialmente todos os seus ativos em Bitcoin, conforme estruturado atualmente, ela não atende à definição de ‘empresa de investimento’ sob a Lei da Empresa de Investimento e foi arquivada inadequadamente no formulário N-2.”

De acordo com uma análise deste evento por Stephen Palley, do The Block, esta é uma “confirmação pública significativa e importante de que a SEC não acredita que o Bitcoin é valor mobiliário”.

Esta não é a primeira vez que o órgão regulatório, ou pelo menos um funcionário dessa organização governamental, insinua o status do Bitcoin como não-seguro. O presidente da SEC, Jay Clayton, disse o seguinte em meados de 2018:

“O Bitcoin é um meio de transação puro. E vem sendo citado como substituto da moeda FIAT, mas a maioria das pessoas ainda não o veem como valor mobiliário.”

Mas parece que foi a primeira vez que a posição resumida da SEC sobre o status do Bitcoin foi escrita em um documento oficial.

Muitas incertezas

Embora a SEC aparentemente tenha isentado o Bitcoin, ainda existem preocupações sobre as opiniões da agência sobre outras criptomoedas, ou seja, qualquer coisa que não seja Bitcoin ou Ethereum.

De fato, nas últimas semanas e meses, várias startups de criptomoedas foram alvo do regulador por violações de valores mobiliários.

A Block.One, desenvolvedora de blockchain por trás da EOS, foi recentemente multada em US $ 24 milhões pela SEC por não registrar sua “ICO como uma oferta de valores mobiliários de acordo com as leis federais de valores mobiliários, nem se qualificar ou buscar uma isenção dos requisitos de registro. Poucos dias depois, a SEC resolveu um caso com a startup por trás do Siacoin de criptomoeda.

Muitos acreditam que, até que uma posição abrangente sobre criptomoedas seja estabelecida pela SEC, a inovação do setor diminuirá, pelo menos no mercado dos EUA.

Fonte: EWN

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.