A SEC reuniu-se com a Franklin Templeton para discutir assuntos relacionados ao ETF de Bitcoin à vista
ETF de Bitcoin: Reforçando aceitação, impulsionando confiança institucional e consolidando como classe de ativos diversificada
Franklin Templeton, o gestor de ativos de US$ 1,5 trilhão, supostamente se reuniu com a Securities and Exchange (SEC) dos EUA em 8 de dezembro para discutir a oferta de um ETF de Bitcoin à vista, um produto aguardado por muitos emissores para entrar no mercado americano.
Os detalhes da reunião não foram divulgados, mas a SEC tem mantido conversas com diversos emissores, como BlackRock e Grayscale, nas últimas semanas. As discussões com a Franklin Templeton sugerem avanços na aplicação da empresa para um ETF de Bitcoin.
Em setembro de 2023, a Franklin Templeton entrou na competição pelo ETF de Bitcoin à vista, elevando o número de emissores para 13, incluindo Pando, que apresentou sua oferta posteriormente. A SEC adiou uma decisão anterior e estendeu o período de comentários para a Franklin Templeton e outros emissores.
- Veja também: CEO da Circle, Jeremy Allaire, diz que Bitcoin é o porto seguro em uma economia turbulenta
Os proponentes acreditam que a SEC pode aprovar vários registros até janeiro de 2024, mas a Franklin Templeton não fornecerá outra atualização em seu pedido até 31 de março, com o prazo final estabelecido para 30 de maio.
ETF de Bitcoin à vista avança em direção à aprovação da SEC
Especialistas acreditam que a fase final antes da aprovação da SEC para listar os ETFs de Bitcoin está em andamento, com negociações cruciais entre o órgão regulador e os potenciais emitentes, discutindo detalhes de um plano de resgate acordado.
Analistas afirmam que a SEC provavelmente favoreceria sistemas de criação de dinheiro em vez do modelo alternativo em espécie para os ETFs de Bitcoin. No entanto, a decisão final sobre o assunto ainda não foi anunciada pelo presidente da comissão, Gary Gensler.
Os ETFs de Bitcoin à vista pode atrair bilhões em investimentos e receberiam respaldo de investidores institucionais, conforme afirmam o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, e a chefe da ARK Invest, Cathie Wood. A ARK Invest aguarda uma resposta da SEC sobre sua oferta até o próximo mês.
Sunny Lu, CEO da VeChain, concorda com Novogratz e Wood sobre o potencial influxo de riqueza institucional em caso de aprovação dos pedidos pela SEC. Lu sugere que tal notícia poderia ter um impacto ainda maior nos mercados do que o halving do BTC.
De acordo com a Sunny Lu, CEO da VeChain:
O ETF abrirá a porta para os maiores investidores institucionais do mundo entrarem no espaço cripto. Grandes progressos no lado regulatório, como o MiCA na Europa, também abrirão caminho para a adoção em massa de blockchain e criptografia no mundo real.
*Este artigo é para fins informativos. Não visa aconselhamento de investimento, financeiro, jurídico, tributário ou outro qualquer.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future