SEC registra cobranças de US $11 milhões devido a fraude usando criptomoedas divulgada por artistas
Hoje, a SEC entrou com uma queixa de fraude contra três indivíduos envolvidos com os projetos de criptografia Start Options e Bitcoiin2Gen.
2017 e 2018 foram anos loucos para ofertas iniciais de moedas, quando uma variedade de atores da lista B, atletas e artistas musicais vinculavam seus nomes a um projeto.
Hoje, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos continua pressionando contra os participantes de um projeto de criptografia vinculado ao ator e aficionado por artes marciais Steven Seagal.
De acordo com uma reclamação da SEC registrada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York, três indivíduos por trás de Start Options e Bitcoiin2Gen convenceram fraudulentamente pequenos investidores a se separarem com mais de US $ 11 milhões em dinheiro por tokens e produtos que faziam muito menos do que alegavam .
Outras celebridades
Kristijan Krstic e John DeMarr foram o fundador e o principal comerciante, respectivamente, da Start Options, que pretendia ser uma plataforma para negociação e mineração de criptomoedas, bem como Bitcoiin2Gen, um token que a SEC diz ser uma “farsa”
“DeMarr se apropriou indevidamente de pelo menos US $ 1,8 milhão – quase metade da moeda fiduciária que ele levantou de investidores – para seu próprio benefício pessoal, incluindo pagamentos de carros e dívidas de cartão de crédito pessoal”, diz a reclamação da SEC. “Enquanto isso, o Krstic recebeu mais de US $ 9 milhões em fundos de investidores em moeda fiduciária e ativos digitais.” Krstic supostamente saiu do esquema em 2018 sem reembolsar os investidores.
Isso apesar de DeMarr chamar Start Options de “a maior bolsa de Bitcoin em volume e liquidez de euros”.
A terceira pessoa citada na reclamação é Robin Enos, que segundo a SEC recebeu cerca de US $ 12.000 de DeMarr por auxiliar no esforço de marketing. Os dois alegaram erroneamente que tokens B2G seriam lavráveis e negociáveis em abril de 2018 – o mesmo mês que Krstic abandonou o projeto.
Seagal foi anteriormente multado pela SEC em fevereiro passado por comercializar Bitcoiin2Gen sem revelar que havia recebido $ 157.000 em token B2G para fazer isso.
Seagal promoveu o Bitcoiin2Gen em fevereiro de 2018 como uma forma de “capacitar a comunidade, fornecendo um sistema de pagamento P2P descentralizado com sua própria carteira, ecossistema de mineração e plataforma de blockchain robusta sem a necessidade de terceiros”.
https://twitter.com/sseagalofficial/status/973085691092467712?s=20
A terra tem música para quem a escuta.
Claro, isso foi antes de o token perder o valor.
A reclamação de hoje busca penalidades financeiras, restituição mais juros para investidores prejudicados e medida cautelar contra as partes. DeMarr também enfrenta acusações criminais apresentadas pelo Departamento de Justiça e pelo Ministério Público do Distrito Leste de Nova York.
Fonte: Decrypt
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future