SEC rejeita pedido de ETF de Bitcoin da Bitwise

Manipulação de mercado é o fator responsável pela rejeição

A Securities and Exchange Commission (SEC) rejeitou a proposta de ETF da Bitwise citando volume falso em exchanges de criptomoedas. Este movimento marca o fim de qualquer possível estreia de um ETF de Bitcoin em qualquer exchange em 2019.

A SEC recusou vários pedidos ao longo dos anos. Posteriormente, a Bitwise apresentou uma extensa pesquisa e fez apresentações para a equipe da SEC para convencê-los da exigência de uma ETF de Bitcoin. Em seu registro, A Bitwise apresentou seu caso de que os preços à vista eram derivados do mercado “real” de Bitcoin, que consistia em 10 exchanges de criptomoedas. Alegaram ainda que esses mercados eram resistentes à manipulação. No entanto, de acordo com a agência federal, o registro é rejeitado e permanece não convencendo.

Além disso, a pesquisa alegou que todas as outras exchanges estavam reportando dados “não econômicos” falsos para obter uma classificação no CoinMarketCap. Isso atrai mais clientes e a gerência também cobra taxas pesadas pela listagem. No entanto, o ‘comércio de lavagem’ não é econômico; isto é, não afeta o preço do ativo.

img1 2

A SEC rebateu as alegações da Bitwise e disse que o fato de o mercado real de “Bitcoin” estar livre de manipulação permanece contestado. Além disso, quaisquer casos de preço eficiente entre exchanges de criptomoedas não eliminam automaticamente a necessidade de vigilância.

“Não há evidências nos registros de que a arbitragem no mercado de bitcoin tenha uma eficácia tão única que essencialmente isolaria o ETP proposto das tentativas de manipulação de uma maneira além daquela dos produtos de valores mobiliários derivativos existentes que negociam em mercados altamente regulamentados.” Disse a SEC.

O relatório também destacou que o mercado de Bitcoin Futures Trading é significativo em comparação com o volume real de negociação à vista nas exchanges. Além disso, o preço futuro nos mercados mais estimados extrai seu índice dessas dez exchanges confiáveis ​​mencionadas acima. Além disso, comparado ao volume real de negociação à vista, o volume de negociação do Bitcoin Futures é de cerca de 30% do volume à vista.

“O preço futuro da CME é derivado de exchanges que contribuem para a metodologia Bitwise NAV”

As exchanges incluem Bitstamp, Coinbase, itBit e Kraken. Além disso, estabeleceu uma relevância global do preço nas exchanges e mercados regulamentados fora dos EUA. A Amun AG é uma empresa com sede na Suíça que lançou quatro produtos negociados em exchange baseados em criptomoedas na SIX Exchange.

img2 2

Curiosamente, vários participantes do setor fizeram esforços louváveis ​​para formar associações reguladoras. No entanto, a prática permanece amplamente restrita devido a um número limitado de participantes. Uma delas é a Virtual Commodity Association dos irmãos Winklevoss, apoiada pela Gemini Exchange.

“A Comissão também observa que a NYSE Arca não declarou que assinou ou celebrará acordos de compartilhamento de vigilância com as plataformas spot ‘reais’ que utilizam ferramentas de vigilância. Além disso, mesmo que a NYSE Arca tenha celebrado tais acordos, não está claro qual a capacidade da NYSE Arca de obrigar o compartilhamento de dados de vigilância.” Declara a SEC.

ETF ainda tem um longo caminho a percorrer

Anteriormente, a equipe da Bitwise Asset Management sugeriu que o maior equívoco que o setor hoje encontra ao discutir as perspectivas de um ETF de criptomoedas é a crença de que a SEC é fundamentalmente anticriptomoedas. A principal razão para essa visão da SEC vem do fato de o regulador ter sofrido vários atrasos na aprovação do primeiro ETF de Bitcoin. Mas se alguém olhar para a história, todos os “primeiros” na indústria de ETFs terão que esperar vários anos antes de cruzar a linha.

Por outro lado, Bitwise aceita a rejeição de maneira esportiva, considerando que este é um passo produtivo na jornada em direção a um ETP de criptomoedas regulamentado.

https://twitter.com/BitwiseInvest/status/1182115344510402560

Curiosamente, o preço do Bitcoin não foi afetado por esta decisão. Desde o veredicto, esse preço permanece imperturbável.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Fonte: Coinpage

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.