SEC rejeita a 4º solicitação de ETF Spot de Bitcoin

Contra Capa 86

A SEC ainda não aprovou nenhum ETF Spot de Bitcoin até o momento; na verdade, rejeitou várias outras propostas nos últimos meses

A SEC rejeitou a proposta de ETF da Ark e 21shares em um documento regulatório publicado em seu site e datado de 31 de março.

O ETF foi um esforço conjunto entre a Ark Invest, com sede na Flórida, e a 21shares, com sede na Suíça. Se tivesse sido bem-sucedido, o ETF teria sido oferecido na Cboe BZX Exchange.

A mudança de regra proposta que acomodaria o ETF foi arquivada em julho de 2021. Meses antes disso, a CEO da Ark, Cathie Wood, expressou otimismo sobre a aprovação de um ETF Bitcoin devido à nomeação de Gary Gensler como presidente da SEC, conforme divulgado por CNBC.

No entanto, a SEC finalmente rejeitou o ETF esta semana, alegando que as regras da bolsa Cboe BZX não protegem suficientemente os investidores ou evitam fraudes e manipulação de mercado.

Bitcoin ETF pode chegar em 2023

A SEC anteriormente rejeitou pedidos de NYDIG e Global X em 11 de março por motivos semelhantes. Também rejeitou propostas de Fidelity, VanEck e WisdomTree nos últimos meses.

Embora a aprovação da SEC de vários ETFs futuros de Bitcoin no ano passado tenha inicialmente parecido abrir caminho para um ETF Spot, repetidas rejeições de ETFs Spot parecem tornar essa perspectiva menos provável.

Algumas empresas até responderam à série de rejeições da SEC: a Grayscale fez campanha para encontrar apoio para seu ETF, e a empresa diz que pode processar o regulador se seu pedido for negado.

Um ETF Spot de Bitcoin seria um investimento inovador: um fundo que rastreia o preço do Bitcoin sem exigir que os investidores realmente comprem Bitcoin. Embora os fundos de investimento existentes, como o GBTC, sirvam a esse propósito, um ETF seria aberto em vez de fechado, o que significa que as ações podem ser emitidas para acomodar as mudanças na demanda.

Alguns especialistas acreditam que um ETF spot de Bitcoin pode chegar em 2023, já que os regulamentos da SEC sobre Exchanges mudarão em breve.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_