SEC rejeitará todos os ETFs de Bitcoin em janeiro, diz analista da Matrixport

Copia de Contra Capa 1 2

Mesmo com a expectativa do mercado, analista da Matrixport espera rejeição de todos os ETFs de Bitcoin em janeiro.

Markus Thielen, analista da Matrixport, vai na contramão do consenso do mercado e acredita que a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos rejeitará todas as propostas de ETFs de Bitcoin spot em janeiro.

Apesar das reuniões frequentes e atualizações dos prospectos S-1 entre os requerentes e a SEC nas últimas semanas, Thielen aponta em um relatório que esses pedidos ainda não atendem a um requisito crucial para a aprovação pela SEC.

Sua perspectiva se baseia na dinâmica política e nas preocupações com o compliance. O analista argumenta que, embora um ETF ajudasse a impulsionar o criptomoedas nos EUA, o presidente da SEC ainda vê a indústria precisando de um compliance mais rigoroso.

“O presidente da SEC, Gensler, não está abraçando as criptomoedas nos EUA, e pode ser até mesmo muito improvável esperar que ele vote para aprovar ETFs de BTC spot”, escreveu Thielen. “Isso pode ser concretizado no segundo trimestre de 2024, mas esperamos que a SEC rejeite todas as propostas em janeiro.”

“Houve fraude e maus atores demais no campo de criptomoedas”, disse Gensler à CNBC no mês passado. “Há muita não conformidade, não apenas com as leis de valores mobiliários, mas também com outras leis relacionadas a antilavagem de dinheiro e proteção do público contra maus atores”, acrescentou o presidente da SEC.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.