SEC suspende trading de produtos relacionados a Ethereum e Bitcoin
ETNs de Ethereum e Bitcoin têm trading suspenso
Reguladores estadunidenses baniram o trading dos títulos baseados em Bitcoin e Ether da XBT Provider no domingo, fazendo com que o mercado das criptomoedas tropeçasse.
Citando uma “confusão” entre os investidores, a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) emitiu um aviso sobre dois ETNs – Bitcoin Tracker One (“CXBTF”) e Ether Tracker One (“CETHF”) – terem seu trading interrompido até o dia 20 de setembro. A declaração da SEC revela:
“A Comissão suspendeu temporariamente o trading dos títulos CXBTF e CETHF por conta da confusão entre os participantes do mercado acerca destes instrumentos.”
O documento prossegue:
“A Comissão alerta corretores, acionistas e prospectivos compradores sobre considerarem com cuidado as informações, sejam todas que estão atualmente disponíveis, ou as que ainda serão emitidas pela companhia.”
A XBT Provider opera o Bitcoin Tracker One desde maio de 2015, quando se tornou o primeiro ETN baseado em Bitcoin disponível em uma exchange regulamentada, surgindo primeiramente na NASDAQ da Suécia.
Ether Tracker One, por sua vez, surgiu em outubro de 2017, enquanto a XBT lançava opções em euro para seus dois ETNs.
Enquanto isso, a SEC alertou os corretores sobre os requerimentos de conformidade que estão vinculados a este banimento temporário:
“Caso qualquer corretor ou trader entre em alguma situação que seja considerada uma violação da regra, a Comissão considerará a necessidade de agir prontamente para fazer valer suas regras,” consta da declaração.
Leia mais: Austrália testará integração de carteiras nacionais de habilitação em um blockchain
SEC e ETFs baseados em Bitcoin
A ação da SEC surge durante um período em que os investidores de criptomoedas estão diante do estabelecimento regulatório dos Estados Unidos, tendo o regulador recentemente rejeitado algumas aplicações para ETFs baseados em Bitcoin.
A rejeição de agosto quase não impactou os mercados, tendo figuras da esfera argumentado que o aparecimento de um ETF baseado em criptomoedas está praticamente garantido em um certo ponto no futuro, sendo um misto de benção e maldição para o Bitcoin.
A maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado está atualmente cotada a US$6279, uma queda de 1,79% nas últimas 24 horas. Ethereum ainda está abaixo de US$200, um nível abaixo do qual a criptomoeda não ficava desde novembro de 2017.
Leia mais: Caixas eletrônicos de Bitcoin são alvo de novo malware vendido no mercado negro
Fonte: The Cointelegraph