SEC desanima mercado tirando qualquer esperança do ETF de Bitcoin Spot

SEC ETF

Desaceleração rápida: Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash sofrem quedas acentuadas após notícias da SEC sobre ETFs de ativos digitais

A SEC dos Estados Unidos rejeitou diversos pedidos de ETFs de Bitcoin Spot, causando um impacto negativo no mercado global de criptomoedas. A falta de clareza e abrangência nos documentos apresentados foi o principal motivo da rejeição. Como resultado, houve uma queda significativa no mercado, afetando investidores em todo o mundo.

Arquivamento das solicitações de ETFs de Bitcoin Spot (à vista)

A SEC dos EUA considerou as recentes submissões de ETF de Bitcoin à vista insuficientes, apesar das propostas apresentadas por BlackRock e Fidelity, duas importantes empresas de gerenciamento de ativos.

O órgão regulador americano, comunicou suas opiniões sobre os registros recentes à Nasdaq e à Cboe, destacando a falta de clareza e abrangência nos pedidos, de acordo com o Wall Street Journal.

A decisão da SEC em rejeitar os ETFs de Bitcoin ocorre em um momento em que a indústria cripto aguarda ansiosamente pela aprovação regulatória. Esses produtos financeiros permitiriam que os investidores obtivessem exposição ao Bitcoin sem possuir o ativo subjacente, facilitando o processo de investimento e possivelmente atraindo investimentos institucionais significativos para o mercado.

Nas últimas semanas, o setor de ativos digitais foi surpreendido pela grande quantidade de aplicações de ETF de Bitcoin à vista, apresentadas por gigantes das finanças tradicionais, como BlackRock e Fidelity. Essas empresas, que estão entre as maiores entidades de gestão de ativos do mundo, estão competindo por uma posição no setor.

Um relatório recente revelou que a entrada de BlackRock e Fidelity no setor de ETF de Bitcoin pode não ser uma conclusão rápida. O Wall Street Journal relatou que a SEC considerou as recentes submissões de ETF de Bitcoin insuficientes, de acordo com fontes informadas sobre o assunto.

Decisão da SEC faz com que a criptomoeda primária caia

A SEC tem historicamente rejeitado pedidos semelhantes desde 2017, citando preocupações com manipulação de mercado e fraude como motivos para suas decisões. Esse recente desenvolvimento contradiz análises anteriores que sugeriam uma alta probabilidade de aprovação do aplicativo da BlackRock.

O relatório destaca a falta de detalhes sobre os “acordos de compartilhamento de vigilância”, incluindo a exchanges de Bitcoin específica a ser utilizada nos registros. Os gerentes de ativos têm a opção de revisar e reenviar seus aplicativos, e o CBOE expressou sua intenção de fazer exatamente isso, de acordo com o WSJ.

A notícia da rejeição dos ETFs de Bitcoin pela SEC resultou em uma rápida desaceleração do mercado cripto. O Bitcoin chegou a caiu mais de 4%, ficando abaixo de $30.000, enquanto o Ethereum caiu mais de 4,5%. O Bitcoin Cash, que havia registrado ganhos no início do dia, sofreu uma queda de mais de 10%.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 30.135, com redução na queda, sendo a atual de 1,02% nas 24 horas, segundo a CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future