Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen critica o Bitcoin como ‘extremamente ineficiente’ para fazer transações

Janet Yellen, que claramente não é a maior apoiadora do Bitcoin, foi empossada como secretária do Tesoudo dos Estados Unidos no fim de janeiro desse ano

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, criticou o consumo de energia do Bitcoin e a utilidade das transações durante um evento do New York Times na segunda-feira.

Em seus comentários, de acordo com citações publicadas pelo The Times hoje como parte de seu evento DealBook DC Policy Project, Yellen disse:

“Eu não acho que o Bitcoin seja amplamente usado como um mecanismo de transação.

 

É uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações, e a quantidade de energia consumida no processamento dessas transações é impressionante”, disse ela.

Sobre o assunto das moedas digitais do banco central ou CBDCs, Yellen disse que muitas questões permanecem, incluindo o impacto sobre a política monetária e como o Fed interagiria com os usuários de varejo.

Ela foi citada como tendo dito:

“Qual seria o impacto no sistema bancário? Isso causaria um grande movimento de depósitos para fora dos bancos e para o Fed? O Fed lidaria com clientes de varejo ou tentaria fazer isso no atacado? Existem preocupações com a estabilidade financeira? Como gerenciaríamos as questões de lavagem de dinheiro e finanças ilícitas? Há muitas coisas a considerar aqui, mas vale a pena dar uma olhada. “

Confirmada como secretária do Tesouro em 25 de janeiro deste ano, os comentários de Yellen hoje se assemelham a sua posição anterior sobre criptomoedas. Em 2018, no Montreal Fintech Forum, Yellen disse: “Não sou fã” do Bitcoin, afirmando que não é uma “forma muito eficaz de moeda ou fontes estáveis ​​de valor”.

Em seu depoimento ao Senado dos EUA para sua confirmação como secretária do Tesouro, Yellen disse que o Bitcoin e outras criptomoedas oferecem “benefícios potenciais para os EUA e nossos aliados” e podem “melhorar a eficiência do sistema financeiro”.

Fonte: TheBlockCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.