Security, Equity, Debt e Utility Tokens: Entenda a diferença

Saiba o que distingue cada token

Ao nos envolvermos com o mercado de criptomoedas, nos deparamos com diversos termos que não entendemos, mas que com o tempo passam fazer certo sentido mesmo que não tenhamos conhecimento de sua real definição.

Security Tokens e Equity Tokens são exemplos importantes, visto que a classificação dos tokens se tornou alvo de destaque em termos de blockchain. Basicamente, a classificação determina como empresas são formadas e como irão agir nos próximos anos.

Primeiro, é importante entender que, diferente dos outros tipos de token, os tokens de criptomoedas funcionam como dinheiro digital, representando uma propriedade de valor inerente.

Equity Token (“Ações do século XXI”)

O equity token funciona como um ativo tradicional de ações, representando uma participação em determinada empresa subjacente. Este token dá direito a parte dos lucros e direito de voto na hora de decidir o futuro da empresa. A diferença entre este token e uma ação tradicional é que a ação é registrada em um banco de dados acompanhada por um certificado de papel, ao passo que o token é registrado no blockchain.

Estes tokens, assim como ações de propriedade corporativa, podem ser divididos em classes. Geralmente as ações de equity de uma empresa são referidas como “ações ordinárias”, dividindo igualmente o poder de voto e os lucros. Desta forma, se uma empresa liberar 100 equity tokens, cada unidade dá direito a 1% dos ganhos e 1 em 100 votos.

Fugindo do padrão, há também os equiti tokens  Clase A e B, que normalmente alteram os direitos de voto das ações da empresa. Os de Classe A, por exemplo, poderiam garantir o direito a 10 votos por token, ao passo que os de Classe B poderiam garantir 5, podendo também receber uma porcentagem maior dos lucros da empresa.

Até o momento foram registradas poucas ETOs (equity token offerings) legítimas, aparentemente porque muitas empresas iniciantes preferem security tokens como forma de levantar fundos sem abrir mão de participações.

Equity tokens são classificados como transações padrão de valores mobiliários pela Securities and Exchange Comission (SEC).

Debt Token

O debt token representa empréstimos a curto prazo e obrigações pendentes, sendo nada mais que uma dívida registrada no blockchain.

Estes tokens se utilizam e retiram seu valor da dívida, tendo como exemplo a hipoteca. Para SEC os debt tokens funcionam como transações de dívida padrão.

Utility Token

Os utility tokens funcionam como cupons de acesso para serviços futuros, tirando valor de sua plataforma dedicada. tais tokens não são caracterizados como investimentos, mas eles podem sofrer valorização e gerar lucro. Podem também der chamados de user tokens.

A empresas que optam por este token podem arrecadar capital para financiar determinado projeto com a promessa de que o usuário terá acesso ao serviço.

Atualmente a SEC não abrange este tipo de token, possuindo ainda certa dúvida sobre sua legitimidade.

Security Tokens

Muito populares no mercado, os security tokens funcionam como um ativo de título tradicional, representando uma participação na riqueza gerada por terceiros. Diferente do equity token, estes são produtos de investimento blockchain que não dão propriedade à empresa subjacente, apenas tiram valor dela.

Muito utilizado como forma de investimento e para fins de trade, esse tipo de token é adquirido para ser vendido posteriormente com o objetivo de obter lucro.

Diferente das criptomoedas, ouro ou prata, os security tokens baseiam seu valor em métricas relacionadas à performance corporativa, podendo dar ao investidor uma participação nos lucros ou ser projetado para gerar valor com base no ecossistema da empresa, por exemplo.

Para a SEC, secutiry tokens agem como transação padrão de valores mobiliários.

FONTE: BITCOIN MARKET JOURNAL

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli