Segundo estudo, investidores de ICO obtêm em média 82% de lucro
Muito já foi dito sobre os golpes da indústria das ofertas iniciais de moedas (ICOs). Contudo, um novo relatório publicado por pesquisadores da Boston College Carroll School of Management sugerem que um investidor de ICO consegue garfar lucros significativos.
Leia mais: Capital chinês inunda mercado de criptomoedas sul coreano
O documento de 54 páginas, intitulado “Digital Tulips? Returns to Investors in Initial Coin Offerings” (Tulipas Digitais? Retornos para investidores de Ofertas Iniciais de Moedas), examinou 4003 ICOs que angariaram um montante combinado de US$12 bilhões, rastreando o valor de seus tokens em períodos diferentes.
O estudo descobriu que um token mediano de ICO aumenta 179% em relação ao seu preço de venda após ser listado por uma exchange, durando o período de alta 16 dias. Mesmo após assumir que tokens que falharam em ser listados dentro de 60 dias representam perdas totais para seus compradores, o investidor médio recebe um lucro de 82% em relação ao dólar.
Leia mais: Órgão regulador de telecomunicações de Índia combate spam de ligações e mensagens com blockchain
Até mesmo os investidores que aguardam para comprar tokens de ICOs após a listagem em uma exchange conseguem retornos impressionantes, tendo em vista que os valores aumentam em média 67% durante os 30 primeiros dias de troca. Este retorno aumentou significativamente para investidores que guardaram seus tokens por períodos mais longos, conseguindo 140% em 90 dias, 430% em 180 dias e 1880% em um ano. Contudo, pesquisadores ressaltaram que existem poucos pontos de dados para estas durações maiores, tendo em vista que poucos tokens de ICOs são negociados durante um ano.
Os pesquisadores disseram:
“Nosso documento mostra que investidores de ICOs são recompensados generosamente por investir em novas plataformas através de ofertas não reguladas. Ele sugere que golpes, apesar de aos montes, não são tão importante em termos de capital roubado, pois os investidores são espertos o bastante para identificar e investir pouquíssimo dinheiro nelas.”
Eles acrescentaram:
“Embora nossos resultados possam indicar a existência de bolhas, eles são consistentes em relação às altas compensações pelo risco de se investir em plataformas sem retorno garantido, por meio de ofertas não regulamentadas.”
Hugo Benedetti, um dos autores do relatório, disse ao site CCN que ele estava muito surpreso com as descobertas, particularmente pelo fato da atenção da mídia estar direcionada aos golpes envolvendo ICOs. Contudo, quando perguntado sobre o que isto significa para o avanço da indústria, ele foi hesitante em dar conclusões de longo prazo. Ele afirmou:
“Bom, essa é uma pergunta complicada, pois nada garante que o mercado continue a alocar capital da forma proficiente como tem feito. Retrospectivamente, nós vemos que mesmo que tenham muitos projetos que deixam a desejar (ICOs que listam ou negociam abaixo do seu preço de emissão), o retorno médio da indústria tem sido positivo.”
Leia mais: Valor da IOTA aumenta após lançamento da carteira Trinity
NOTA: Este post não é uma sugestão de investimento em ICOs. Sua finalidade é apenas divulgar o trabalho de pesquisa realizado pelos autores do projeto aqui elucidado.
Fonte: CCN